Alunos do curso de eletricista do Sindicato da Construção fazem reparos na UPA do Piracicamirim

WhatsApp Image 2019-03-26 at 07.25.10

Um grupo de alunos do curso de eletricista e instalador de baixa tensão predial do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) está realizando reparos na parte elétrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Piracicamirim. O trabalho faz parte do calendário de aulas práticas dos alunos e do projeto “Quem Usa Cuida!”, idealizado e desenvolvido pelo presidente do Sinticompi, Milton Costa, que também é presidente do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com Milton Costa, dentro deste projeto social, os alunos já realizaram reparos nas instalações elétricas da UPA da Vila Cristina, enquanto que os de pedreiro na Unidade de Saúde do Jupiá. Conforme o professor dos cursos, Anísio Silva, parte do curso teve aulas teóricas e as práticas estão sendo realizadas nas unidades de saúde do município, numa parceria do Sinticompi com a Secretaria Municipal de Saúde. “Nós entramos com a mão de obra, neste caso dos reparos elétrico, e o município com o material. No caso da reforma de parte da Unidade de Saúde do Jupiá, o material foi fornecido pela Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi)”, conta Milton Costa.

O curso de eletricista e instalador de baixa tensão predial tem a duração de 10 meses e conta, atualmente, com uma turma de 12 alunos. A estimativa do professor Anísio Silva é de que o reparo na parte elétrica da UPA do Piracicamirim, iniciado no último dia 18, seja desenvolvido em quatro aulas práticas. “Os alunos aprendem na prática e, ao mesmo tempo, acabam desenvolvendo uma função social”, completa Milton Costa.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124