Aprovado projeto que presta homenagens a trabalhadores da construção civil pelo dia da categoria

Gilmar Rotta entrega cópia do projeto aprovado a Edson Batista e ao presidente do Sinticompi, Milton CostaA partir deste ano, no mês de outubro, a Câmara de Vereadores passará a prestar homenagens a trabalhadores do setor da construção civil. Cópia do Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Gilmar Rotta (MDB), aprovado e sancionado pela Câmara de Vereadores, foi entregue pelo próprio parlamentar ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, na última sexta-feira, 23 de março, em encontro na sede da entidade, que também contou com a participação do diretor Edson Batista dos Santos.

O Projeto de Decreto Legislativo 02/2018 estabelece a realização de sessão solene para prestar homenagem a 10 trabalhadores que são destaques na categoria, no mês de outubro, quando se comemora o “Dia do Trabalhador da Construção Civil”. De acordo com o vereador, a iniciativa visa reconhecer a importância deste trabalhador na sociedade.

Milton Costa destaca que 26 de outubro é o “Dia do Trabalhador da Construção Civil”, e que a realização desta homenagem será muito importante para ressaltar as qualidades e, ao mesmo tempo, criar um espaço para enfatizar os desafios da categoria, que ao longo dos últimos anos conseguiu grandes avanços, através de um trabalho sério e permanente, liderados pelo Sinticompi.

Edson Batista e Milton Costa reunidos com o vereador Gilmar Rotta, autor do projeto que garante homenagem aos trabalhadores da construção civilAtualmente, o Sinticompi representa cerca de 15 mil trabalhadores e os principais desafios são o desemprego, a garantia de qualificação profissional, a alfabetização, a saúde e segurança, e os prejuízos que a reforma trabalhista poderá trazer. “No entanto, o Sinticompi tem atuado firme, ao lado do trabalhador, firmando diversas parcerias, para superar estes desafios, o que, nos últimos anos contribuiu decisivamente para garantir uma maior valorização do profissional que atua na categoria. Quando assumimos o sindicato, há 17 anos, Piracicaba era, praticamente, uma ‘terra sem lei’ para o trabalhador da construção civil: poucos eram registrados, dificilmente recebiam equipamentos de individual de segurança, os ambientes de trabalho eram os mais precários possíveis, não havia banheiro, água potável, vestuários, local para refeição, fornecimento de papel higiênico, enfim, eles não tinham o mínimo para garantir a própria higiene”, enfatiza o presidente do Sinticompi.

De acordo com Milton Costa, com muito trabalho, apoios e parcerias, como do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, entre outras entidades, juntamente com o bom senso de boa parte do empresariado, setor que chamamos para o diálogo, temos mudado esta realidade. “Hoje, o trabalhador da construção é um funcionário como outro qualquer, que atua na indústria da construção civil e do mobiliário, contando com o maior piso salarial praticado no Estado e goza de inúmeros benefícios, entre eles café da manhã, protetor solar, cesta básica…. e os empregadores são obrigados a colocar à disposição do trabalhador sanitários com pia, papel higiênico, local para refeição, bebedouro de água, além de oferecer equipamentos de segurança, de acordo com as normas de segurança, além de oferecer benefícios assegurados em lei e ampliados em convenção e acordos assinados pelo nosso sindicato, como a Participação nos Lucros das empresas e ambientes que propiciam trabalhar com saúde e segurança. “Lógico que ainda há os que insistem em desrespeitar o trabalhador e as normas de segurança, mas temos atuado diariamente em indústrias e canteiros de obras para garantir o respeito a estes profissionais, que são os responsáveis por construir o local que residimos e trabalhamos, assim como toda infraestrutura da cidade”, completa.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/