Com Emprego cobra que empresas locais contratem trabalhadores qualificados pela Secretaria do Trabalho

WhatsApp-Image-20160518 (8)A Comissão Municipal de Emprego (ComEmprego) quer que as empresas da cidade cumpram com compromisso firmado com o município e ao realizar novas contratações aproveitem a mão-de-obra qualificada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre). Esta defesa foi feita nesta manhã de quarta-feira, 18 de maio, pelo presidente da ComEmprego, durante reunião de trabalho  que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Construção de Piracicaba e Região (Sinticompi), quando foi apresentado um balanço dos últimos cursos de qualificação promovido pela Semtre.

Para Milton Costa, presidente da ComEmprego, os cursos promovidos pela Semtre têm capacitado um grande percentual de trabalhadores para as mais diversas áreas, mas nem sempre tem sido aproveitado pelas empresas parceiras que assumiram o compromisso de fazer contratações deste pessoal. Os cursos de qualificação e requalificação, inclusive, como destaca, são oferecidos à medida das necessidades apontadas pelas empresas que são consultadas pela Semtre. “As empresas têm conhecimento dos cursos oferecidos e dos trabalhadores que são qualificados para as mais diversas funções, mas nem sempre tem recrutado este pessoal quando necessita de mão-de-obra nova. Temos que reverter este mecanismo de contratação até para ajudar a incentivar o trabalhador a se qualificar através dos cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda”, ressalta.

WhatsApp-Image-20160518 (12)Para o presidente da ComEmprego, trata-se de um dinheiro público que vem sendo bem investido, mas que o mercado precisa dar um retorno, absorvendo, a medida do possível, esta mão de obra que acaba de ser qualificada. “Vamos buscar fazer os ajustes necessários e chamar a também a responsabilidade das empresas que participam da definição dos cursos que devem ser realizados para que tenhamos o maior número de aproveitamento de trabalhadores que são qualificados”, destaca.

Na reunião também foi estabelecido que a ComEmprego vai fazer gestões junto aos sindicatos de trabalhadores filiados ao Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) para que ajudem a fazer a divulgação dos cursos de qualificação oferecidos pela Semtre. “A ideia é de que os sindicatos utilizem o seu site, assim como os jornais e boletins internos que produzem para fazer a divulgação destes cursos, que são inteiramente gratuitos e de alta qualidade, e que uma grande oportunidade para que o trabalhador possa se qualificar”, conta Milton Costa.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/