Comissão de Saúde define novas ações para combater trabalho infantil e ampliar segurança no trabalho

IMG_20160509_102810729A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) definiu nesta manhã de segunda-feira, 9 de maio, uma série de ações, que serão desenvolvidas na cidade, em conjunto com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Ministério do Trabalho e Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR), para ampliar a segurança de trabalhadores de diversos setores. A reunião, coordenada pelo presidente da CIST, Milton Costa, foi realizada na sede do Cerest e reuniu dirigentes sindicais, empresários, a coordenadora do Cerest, Clarisse Bragantini, e o gerente do Ministério do Trabalho em Piracicaba, Antenor Varolla.

A CIST é atrelada ao Conselho Municipal de Saúde, representada pela sociedade civil, com a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a saúde, e nesta reunião entre as medidas aprovadas  estão o levantamento da situação de trabalhadores em supermercados e dos que atuam no setor de limpeza. “A ideia é de que o Cerest desenvolva um trabalho de orientação para melhorar a saúde e a segurança destes profissionais, uma vez que é grande o número de acidentes envolvendo estes trabalhadores”, destaca Milton Costa.

IMG_20160509_102842787_HDROutra medida aprovada é de estabelecer contato com as escolas técnicas e faculdades que atuam no setor da construção civil para que incluam no currículo de ensino a disciplina saúde e segurança. “A nossa proposta é de formar estes futuros profissionais já capacitados para que possam atuar neste setor cobrando que os  postos de trabalho contenham instrumentos necessários para assegurar a integridade física dos trabalhadores, conforme estabelece as normas de segurança”, conta o presidente da CIST.

A CIST também aprovou que o Cerest desenvolva uma frente de trabalho junto aos varejões da cidade a fim de combater o trabalho infantil, uma vez que há registro de crianças atuando no setor. A preocupação é com os riscos de acidentes que há em alguns setores e que expõem  crianças que  muitas vezes estão no local auxiliando seu próprio familiar.

Na reunião também foi apresentado o  trabalho desenvolvido pelo fisioterapeuta e ergonomista do Cerest, Helder Prado, junto as escolas que atuam em parceria com o CIEE (Centro de Integração Escola Empresa), de orientação aos jovens sobre o mercado de trabalho. Atualmente, este trabalho consiste na realização de palestras de orientação junto aos alunos que estão na busca do seu primeiro emprego, orientando sobre os direitos assegurados ao trabalhador. “É um trabalho que está sendo realizado nas escolas, onde estamos buscando mostrar aos jovens a necessidade de exigir, por exemplo, o seu registro em carteira de trabalho, entre outros assegurados na nossa legislação”, contou Helder Prado.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/