Comissão premia redações destaques em saúde e segurança do trabalhador

img-20161212-wa0009A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) promoveu nesta manha de segunda-feira, 12 de dezembro, a premiação dos alunos e escolas participantes do I Concurso de Redação promovido pela CIST e coordenado pelo Cerest (Centro de Referência do Trabalhador de Piracicaba). A solenidade de premiação foi realizada na sede da Associação Comercial de Piracicaba (Acipi) e coordenada pelo presidente da CIST, Milton Costa, durante reunião ordinária.  O concurso teve a participação de todas as escolas da DRE-Piracicaba, que envolve cerca  50 mil alunos.

De acordo com Helder Prado, do Cerest, o concurso foi uma ação do “Projeto Saúde e Segurança nas Escolas”, que tem levado aos alunos da rede informações durante todo o ano letivo sobre saúde do trabalhador. “Temas como prevenção e erradicação do trabalho infantil, bem como a forma correta de ingressar no mercado de trabalho foram destaques este ano e teve muito interesse por parte de alunos, que muitas vezes, por desconhecimento, se submetem a trabalhos temporários não legais e ficam sujeitos a acidentes e sem nenhum direito trabalhista”, conta.

img-20161212-wa0024Para promover este concurso, voltado a estudantes, a CIST considerou que leitura e produção de textos são fundamentais para o desenvolvimento do aluno, o concurso cultural de redação tem como propósito estimular o senso crítico do estudante quanto à temática mundo do trabalho, bem como estimulá-lo ao desenvolvimento de diferentes gêneros textuais, necessários para vestibulares e capacitação profissional. O concurso deste ano foi direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas da cidade de Piracicaba-SP, sendo divido em 4 categorias. Para a seleção e classificação dos candidatos, a escola Criar Redação, que coordenou pedagogicamente o concurso e a correção das redações, considerou cinco competências de avaliação: adequação ao tema;  adequação ao gênero proposto; coerência e argumentação; coesão externa e interna e linguagem padrão da língua portuguesa.

Os vencedores por categoria,  do 6º e 7º anos do ensino fundamental foram: 1º lugar: Luciano S. G. de Oliveira, 7º ano – Escola Profa. Olivia Bianco; 2º lugar: Júlia Monteiro; 7º ano – Escola Profa. Olívia Bianco; 3º lugar: Leticia Ferreira, 7º ano – Escola Profa. Olívia Bianco. Já na categoria alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental: 1º lugar: Milena Milani Coelho, 8º ano – Escola Profa. Olívia Bianco; 2º lugar: Brenda Rodrigues Silva, 8º ano – Escola Profa. Olívia Bianco; 3º lugar: Abia Reani Alves, 9º ano – Escola Profa. Olívia Bianco. Na categoria alunos no 1º e 2º do ensino médio, o 1º lugar ficou com Karolaine Stefane de Lima Antonio, da Escola Profa. Olívia Bianco, enquanto que na categoria alunos do 3º ano do ensino médio, o primeiro lugar foi para Renan Sena Pereira, da Escola Dr. Jorge Coury; o 2º lugar para Ângelo Bertolino Marcheto, da Escola Profa. Olívia Bianco; e o 3º lugar para Larissa Helena da Silva Oliveira, da Escola Prof. Antonio José Falcone.

A participação no concurso foi muito boa, conforme Luciana Rugoni, do CRIAR Piracicaba. “Esperamos que para o próximo ano mais escolas e alunos participem do projeto Saúde e Segurança no Trabalho na Escola”, destaca Helder Prado.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/