Comitê promove seminário técnico sobre segurança e saúde na Construção Civil

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba promove, nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, Seminário técnico sobre segurança e saúde na indústria da construção civil. O evento acontece a partir das 9 horas, no anfiteatro da Faculdade Anhanguera, rua Santa Catarina, 1.005, bairro Água Branca.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, destaca que este evento visa capacitar profissionais que atuam no setor da construção civil em Piracicaba e região, focando as questões relacionadas à saúde e segurança no setor. O atual coordenador do CPR é Marcos Hister, do Cerest, que vem trabalhando no desenvolvimento de uma política de ações visando ampliar a saúde e a segurança no ambiente de trabalho, conta que este seminário marca o encerramento das atividades do Comitê no ano.

O evento será aberto com palestra focando o “Cenário em saúde e segurança na indústria da construção”, a ser ministrada pelo auditor fiscal da Secretaria do Trabalho e Emprego de São Paulo, Juarez Correia Barros Junior, que é ex-diretor do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho do Distrito Federal. No período da manhã, ainda, às 10 horas, Camilo Penteado, consultor da Scanmetal Soluções Construtivas, aborda o tema “Aplicação de medidas eficientes de proteção coletivas nos canteiros de obras”.

“Boas práticas da gestão de SST” será a palestra a ser ministrada, às 11 horas, pelo engenheiro de segurança da MRV Engenharia em Piracicaba/Americana, Mário César Ribeiro, enquanto que o auditor fiscal do trabalho membro do CPR estadual e do nacional, Antonio Pereira do Nascimento, abordará o tema “Modificações recentes e propostas em andamento na NR-18”.

COMITÊ DE SEGURANÇA — O CPR foi criado Piracicaba em agosto de 2003, e funciona com a participação de representantes dos trabalhadores, governo, empresários e de escolas técnicas, sendo vinculado ao Comitê Permanente Regional – Estadual, com a finalidade de estudar, inclusive “in loco” e propor medidas para o controle e a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho na indústria da construção, assim como realizar a coleta de dados sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na indústria da construção, visando estimular iniciativas de aperfeiçoamento técnico de processos construtivos de máquinas, equipamentos, ferramentas e procedimentos nas atividades da indústria da construção. O CPR também busca incentivar estudos e debates visando ao aperfeiçoamento permanente de normas técnicas, regulamentadoras e de procedimentos na indústria da construção, além de participar e propor campanhas de prevenção de acidentes para a indústria da construção, e promover o relacionamento do CPR/Piracicaba com o CPR estadual, assim como com os demais CPR’s Regionais e com os órgãos interessados.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/