Conespi indica Milton Costa para presidência da Comemprego e pede reativação da frente de trabalho

IMG_1289O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, foi o indicado pelo Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) para assumir a presidência da Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (Comemprego). A indicação aconteceu nesta manhã de quarta-feira, 20 de janeiro, durante reunião da Comemprego, realizada na Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), quando o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, também defendeu a reativação das frentes de trabalhos no município, como forma de gerar empregos para os desempregados, que passariam a receber ajuda de custo da Prefeitura.

O encontro foi coordenado pelo presidente da Comemprego, João Carlos Goia, também diretor do Senac, que fez sua última reunião à frente da Comissão. A posse de Milton Costa, que representa a bancada dos trabalhadores, será dada em fevereiro, pelo prefeito Gabriel Ferrato, em data a ser definida. A comemprego é formada também pelas bancadas do poder público e dos empregadores, além das escolas públicas e privadas, e visa debater políticas que contribuam para a geração de emprego e renda no município.

IMG_1293Durante a reunião da Comemprego, foi feito um balanço das atividades realizadas ao longo de 2015, desenvolvidas sob a coordenação de Goia,  que teve como foco também a sua expansão para os bairros da cidade, trabalho que deverá ser intensificado nesta nova gestão da Comissão. A utilização da unidade móvel da Semtre deverá ser um instrumento para capacitar a população para o mercado de trabalho, através de cursos e palestras. A ideia é de envolver as lideranças comunitárias para que este trabalho tenha pleno êxito.

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Carlos Beltrame, e o de Desenvolvimento Econômico e Industrial, Tarcísio Mascarim, também participaram da reunião, que abordou o fraco desempenho da economia brasileira, que tem afetado alguns setores do mercado de trabalho local. Justamente para reduzir este impacto, o presidente do Conespi defende, por exemplo, que a Comemprego leve a reivindicação ao prefeito para que crie frentes de trabalho para limpeza de calçadas no município. “Em diversos pontos da cidade, o mato tem tomado conta das calçadas e a contratação deste pessoal é uma boa forma de resolver esta situação, uma vez que atualmente é proibida a utilização de produtos químicos para eliminá-lo. Isso vai melhorar o aspecto da cidade e gerar renda para o trabalhador desempregado”, diz.

 Vanderlei Zampaulo  – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/