Conespi promove manifestação na praça central no “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”

conespiO Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) promove nesta terça-feira, 28 de abril, manifestação na Praça José Bonifácio, que marcará o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do  Trabalho”. A manifestação será realizada em frente a Catedral de Santo Antonio, a partir das 9 horas, e será marcada pela colocação de faixas e cartazes, simbolizando a data, caixão e música fúnebre, além de esquete teatral e distribuição de materiais informando que em Piracicaba foram 10133 acidentes de trabalho ao longo do ano passado, sendo sete deles fatais.

A ideia desta manifestação, que já faz parte do calendário de atividades dos sindicatos filiados ao Conespi, é de chamar a atenção da opinião pública para os riscos que os trabalhadores têm sofrido em ambientes de trabalho que não respeitam as normas de segurança. “Piracicaba tem um trabalho forte de prevenção aos acidentes, mas mesmo assim os números revelam que ocorre um acidente de trabalho por hora na cidade, conforme dados estatísticos do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador)”, destaca o presidente do Conespi e coordenador regional da Força Sindical, Fânio Luis Gomes.

Por isso, a intenção deste manifesto, além de denunciar esta situação é de também de conscientizar os trabalhadores para que não exponham suas vidas em riscos. “O trabalhador deve recusar a realizar qualquer atividade que fuja das normas de segurança e que coloquem suas vidas em riscos”, ressalta o presidente do Conespi, orientando os trabalhadores a denunciarem esta situação ao seu sindicato. “Os nossos sindicatos, neste caso poderão intervir, inclusive denunciando esta situação aos órgãos competentes e evitando, assim, que mais trabalhadores sejam vítimas de acidentes de trabalho”, diz Fânio.

Os sindicatos filiados ao Conespi somam cerca de 30 e representam, juntos, aproximadamente 200 mil trabalhadores da ativa e aposentados em Piracicaba  e região. Todos, de acordo com o presidente do Conespi, têm um trabalho forte na prevenção às doenças e acidentes de trabalho, mas é preciso uma conscientização maior dos trabalhadores, para que também cobrem ambientes seguros para se trabalhar.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/