Conespi promove seminário para debater conjuntura política e econômica, e definir ações em defesa dos trabalhadores

O Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), entidade que representa cerca de 200 mil trabalhadores da ativa e aposentados de Piracicaba e região promove seminário nesta terça-feira, 19 de fevereiro, quando debaterá a atual conjuntura política e econômica, e, a partir disso, definirá ações em defesa dos trabalhadores. O seminário será realizado a partir das 8 horas, na Sede Campestre do Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba) e contará com as presenças do professor da Unicamp, o prefeito Barjas Negri, que já foi ministro da Saúde e presidente da CDHU, e do consultor sindical e membro do DIAP, Joao Guilherme Varjas Neto, que abordarão, respectivamente, a conjuntura econômica, política e social.

O presidente do Conespi, Wagner da Silveira, o Juca, destaca que o seminário visa capacitar os dirigentes sindicais e, ao mesmo tempo, definir ações em defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários, assim como definir a atuação dos sindicatos nos conselhos, fóruns e atividades onde os interesses dos trabalhadores estejam envolvidos. “Sem dúvida, este seminário visa capacitar nossos dirigentes para os desafios do dia a dia, assim como para fazer os enfrentamentos neste momento em que os trabalhadores estão tendo seus direitos ameaçados, tanto na questão trabalhista como previdenciária”, destaca Juca.

O primeiro vice-presidente do Conespi, José Antonio Fernandes Paiva, conta que a decisão de realizar este seminário foi tomada no final do ano passado, durante o planejamento das ações para este ano, e confirmada na primeira reunião ordinária realizada em janeiro. “Os dirigentes precisam estar preparados para fazer os debates e mostrar à sociedade, mas principalmente aos trabalhadores, que, se não nos movermos, nossos direitos vão ser retirados. Estamos envolvidos nas discussões da cidade, principalmente através dos conselhos, e queremos fortalecer ainda mais este trabalho”, ressalta.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124