Conespi se reúne com gerente do INSS e pede melhoria no atendimento aos trabalhadores

10-03-17-foto inssO Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) recebeu nesta manhã de sexta-feira, 10 de março, a nova gerente executiva do INSS em Piracicaba, Ana Lídia Pereira, quando pediu a melhoria no atendimento aos trabalhadores que procuram a Previdência Social. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região e teve como principal objetivo, conforme o vice-presidente do Conespi, Milton Costa, conhecer a nova gerente e estreitar as relações visando apresentar as demandas dos trabalhadores.

Durante o encontro, foi manifestada que uma das principais reclamações atualmente é em função da demora no atendimento pelos peritos. “Antigamente, o atendimento ocorria em cerca de três dias, enquanto que hoje tem sido feito, em média, com 18 dias”, conta Milton Costa, ressaltando que a gerente explicou que está ocorrendo defasagem no número de peritos, que antes eram 44, enquanto hoje são 34.

Os sindicalistas também reclamaram do atendimento de alguns dos peritos, que nem sempre acabam dando uma atenção esperada. “O nosso trabalhador já está com problemas e precisa de uma atenção especial, com o profissional fazendo uma avaliação que considere todo seu estado de saúde, para que só retorne ao trabalho quando, realmente, estiver apto”, destaca o vice-presidente do Conespi.

A gerente também falou da dificuldade que tem encontrado na contratação de estagiários pela Previdência, que têm a função de ajudar também no trabalho de atendimento ao público. Segundo ela, atualmente, como não tem sido feito correções na ajuda de custo da Previdência Social para com os estagiários, a remuneração tem ficado em torno de R$ 500,00, o que acaba sendo pouco atrativo. “Vamos reivindicar junto ao governo a correção desta ajuda de custo que não é feita há cerca de 10 anos”, conta o vice-presidente do Conespi.

O importante deste encontro, conforme Milton Costa, é que está aberta uma discussão da Previdência Social com o movimento sindical local, através do Conespi, que visa exclusivamente buscar a melhoria constante no atendimento ao trabalhador. “O encontro foi bastante proveitoso, uma vez que pudemos indicar setores que precisam ter uma melhoria e ouvimos da dirigente as suas dificuldades e, com certeza, vamos apoiar essa nova administração, sempre visando garantir que a Previdência Social funcione a contento da nossa sociedade”, destaca.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/