Conespi terá encontro com superintendente estadual do Trabalho e vai discutir reativação do Conselho Sindical

DSC_3017

O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) terá encontro com o superintendente estadual do Ministério do Trabalho no Estado de São Paulo, Luiz Claúdio Marcolino, nesta próxima quinta-feira, 28 de janeiro, em Piracicaba, quando pedirá a reativação do Conselho Sindical Regional de Piracicaba e a melhoria na estrutura da Gerência do Ministério do Trabalho em Piracicaba. A decisão foi tomada  nesta manhã de segunda-feira, 25 de janeiro, durante primeira reunião ordinária do Conespi neste ano, que aconteceu na sede da Regional da Força Sindical, e que foi coordenada pelo vice-presidente da entidade, Milton Costa, quando foram tratados de diversos assuntos relacionados ao fortalecimento do movimento sindical e a defesa dos trabalhadores.

O encontro com o superintendente estadual do Ministério do Trabalho, que assumiu o cargo no final do ano passado, acontece na Câmara de Vereadores de Piracicaba, a partir das 9h30, e foi organizado pelo vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT). Do encontro também participarão membros da Frente Sindical do Aglomerado Urbano de Piracicaba. Para o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, este encontro com o novo superintendente estadual do Ministério do Trabalho é fundamental para que se discutir o fortalecimento da Gerência do Ministério do Trabalho na cidade, que  desenvolve um trabalho envolvendo mais de 20 cidades da região.

DSC_3010A reativação deste Conselho Sindical, como destaca o diretor do Conespi e coordenador regional da Força Sindical, Fânio Luis Gomes, é uma antiga reivindicação do movimento sindical, com o objetivo de garantir que os trabalhadores passem a ter também voz no Ministério do Trabalho, podendo dar sugestões visando a melhoria no trabalho voltado a garantir que seus direitos sejam respeitados. A ideia é de que neste Conselho Sindical Regional de Piracicaba também estejam contemplados, além de representantes dos sindicatos de trabalhadores, as centrais sindicais e a Gerência do Trabalho.

Milton Costa, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Conespi), diz que o Conselho Sindical é um órgão de caráter consultivo e voluntário, destinado a discutir, propor e participar da elaboração do planejamento das ações e implementação de políticas gerais da Superintendência do Trabalho, inclusive de apoio à fiscalização pelos auditores da Gerência do Trabalho. “Queremos a reativação deste Conselho, que visa estreitar o relacionamento entre os sindicatos de trabalhadores com a Gerência do Trabalho e, inclusive, indicar temas e problemas a serem trabalhados e combatidos na região, visando melhorar as condições de trabalho nos diversos segmentos”, ressalta.

 Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/