Conselho Municipal de Saúde fará campanha “Quem usa, cuida!”

WhatsApp Image 2017-07-25 at 22.18.32O Conselho Municipal de Saúde aprovou em reunião ordinária, nesta terça-feira, 25 de julho, o desenvolvimento de uma campanha voltada a orientar e conscientizar usuários do sistema público de saúde para que valorize o serviço ofertado na rede municipal de saúde. Denominada de “Quem usa, cuida!”, a campanha, conforme o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Costa, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, será desenvolvida nas 51 unidades do Programa de Saúde da Família e também nos prontos-socorros e unidades de saúde do município.

A intenção desta campanha, que começa a ser preparada e que o Conselho Municipal de Saúde entendeu ser importante, visa mostrar aos usuários que todos os procedimentos realizados no sistema têm um custo, que é bancado pelo próprio usuário, através dos impostos, sejam municipais, estaduais e federais.

WhatsApp Image 2017-07-25 at 22.18.35Através desta campanha, Milton Costa diz que: “Queremos mostrar para o usuário que quando ele marca uma consulta e não comparece, alguém está deixando de ser atendido; quando ele marca um exame e não realiza, alguém, que pode estar precisando até mais do que ele e também está sendo prejudicado, porque não pode realizar; quando ele realiza um exame e não retira para levar ao médico, além de estar se prejudicando, também está causando prejuízos financeiros ao sistema, enfim, vamos alertar para a necessidade de a população se conscientizar para a grandeza do sistema e entender como podemos utilizar melhor o sistema. Queremos que o usuário saiba que a saúde não é gratuita, ela tem um custo, e deve, portanto, ser valorizada”, ressalta.

Milton Costa diz que a falta de conscientização do usuário acaba gerando prejuízos financeiros ao sistema e prejuízo aos demais usuários. “Somente com um trabalho de conscientização poderemos melhorar este quadro e é isso que pretendemos desenvolver com este trabalho,  que teve o apoio dos demais conselheiros, e que começamos a desenvolver”, completa.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/