Construtoras e Ministério do Trabalho discutem no Sinticompi medidas para ampliar segurança nas obras

_DSC0162Por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), representantes de construtoras que atuam na cidade se reuniram com o gerente do Ministério do Trabalho em Piracicaba, Antenor Varolla, na tarde desta sexta-feira, 9 de outubro, quando foram discutidas medidas para ampliar a segurança nas obras, assim como a própria fiscalização desenvolvida pelos auditores do órgão em obras. Na reunião, que aconteceu na sede do Sinticompi, o Ministério do Trabalho garantiu que tem feito um trabalho não só de autuação, mas também de orientação, e sugeriu que as construtoras passem a contar com um plano de segurança, desenvolvido por profissionais da área, e que façam o acompanhamento diário de todo cronograma que deve estabelecer desde o início da obra, evitando assim tanto acidentes como autuações.

O presidente do Sinticompi, Milton Costa, chamou a atenção para a necessidade de os empresários que atuam na área da construção civil, realmente, profissionalizarem a política de segurança, para “proteger de fato o seu maior patrimônio”, que são os  seus trabalhadores. De acordo com o gerente do Ministério do Trabalho na cidade, Antenor Varolla, a cidade tem evoluído bastante na questão de segurança, trabalho que ganhou maior fôlego desde o final da década de 90, quando ocorreu um grave acidente em um elevador de cargas, que provocou mortes e deixou seqüelas em trabalhadores.

_DSC0172O Sinticompi tem participado ativamente deste trabalho, percorrendo canteiros de obras diariamente, apontando situações que colocam em risco a saúde e a segurança do trabalhador. No entanto, o presidente do Sinticompi entende que há necessidade de uma conscientização de todos, inclusive com ajustes, tanto que neste ano já foram contabilizados três óbitos no setor da construção em função de queda em altura. O Ministério do Trabalho, inclusive, neste trabalho para ampliar a segurança nas obras, além das fiscalizações, está disposto a promover cursos de atualização sobre normas de segurança a profissionais e construtoras.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/