Em encontro com presidente da Câmara, Conespi pede política de geração de emprego na cidade

DSC_0068Em encontro com o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Erler, nesta manhã de quinta-feira, 05 de fevereiro, dirigentes sindicais ligados ao Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) pediram a intervenção do Poder Legislativo para que seja discutida uma política de geração de emprego e renda no município. O presidente do Conespi, Fânio Luis Gomes, disse que, infelizmente, estão acontecendo muitas demissões no município “a conta gotas” e que há necessidade de fazer o enfrentamento desta situação com a adoção de políticas públicas e que é fundamental ter a Câmara de Vereadores como aliada.

De acordo com o presidente do Conespi, em todos os setores estão sendo registrados desempregos e baixas contratações. O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, Roberto Previde, por exemplo, relatou que no ano passado o setor registrou cerca de 4.500 demissões, o que era considerado normal, em função da rotatividade que há no setor. No entanto, as contratações, neste ano, não estão acontecendo, o que preocupa muito. “Estes trabalhadores precisam de uma atenção especial do Poder Público”, defende o diretor do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico.

DSC_0153Diante dos relatos apresentados pelos sindicalistas durante a reunião, que também contou com a participação dos vereadores José Luiz Ribeiro e José Antonio Fernandes Paiva, que são vices-presidentes do Conespi, Matheus Erler garantiu que a Câmara vai engrossar este movimento pela geração de empregos no município. A primeira iniciativa será convocar os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Tarcisio Mascarim; a de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, e o de Trabalho e Renda, Sérgio Furtuoso, para uma audiência pública na Câmara para que exponham o que têm feito para ajudar os trabalhadores que estão perdendo o emprego e o que tem sido feito para a geração de novos empregos. Matheus Erler disse que a convocação deverá ocorrer já na próxima semana e que quer ter uma relação bastante próxima com o movimento sindical para debater temas de interesse dos trabalhadores.

Atendendo uma solicitação da tesoureira do Conespi, Ângela Ulices Savian, o presidente da Câmara também se comprometeu a dar agilidade a tramitação de projetos que transitam na Casa e que são de interesse dos trabalhadores.

 

SHOPPING PIRACICABA – Roberto Previde também relatou as manifestações de preocupação de comerciários e consumidores com  relação a situação da nova ala do prédio do Shopping Center Piracicaba, que teria sofrido inundações em dias de chuva forte e que foi cobrado um laudo técnico do prédio do secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro, o que não foi apresentado ainda. Diante da preocupação manifestada pelos sindicalistas, o presidente da Câmara garantiu que irá cobrar uma resposta oficial do secretário de Obras, para que cobre um laudo técnico do Shopping sobre a real situação da parte que foi ampliada e que se não for apresentado que a Prefeitura aja, conforme estabelece a lei.

 

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/