Envolvimento da equipe desde o início do projeto é fundamental para a segurança do trabalho na obra, orienta o Seconci-SP

Confira as novas dicas da entidade para este Dia Nacional de Prevenção de Acidentes

 

São Paulo, 21 de julho de 2017 – O “Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho” acontecerá em 27 de julho. Em atenção à data, o Seconci-SP traz novas recomendações para ajudar construtoras e incorporadoras a evitarem acidentes nos canteiros de obras e a ampliarem a consciência quanto à importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O supervisor de Segurança Ocupacional do Seconci-SP, Uelinton Luiz, entende ser fundamental que uma política motivacional de segurança seja pensada desde a concepção do projeto da obra, para se obter o engajamento dos funcionários. “Nem sempre o engenheiro de segurança integra o grupo de trabalho que desenvolve o projeto. Na etapa de planejamento, ele pode sugerir medidas já testadas para prevenir acidentes, evitando custos desnecessários para as empresas no futuro”, ressalta Luiz.

Outro ponto importante é a necessidade de se construir uma cultura de segurança, com a participação de todos. “É imprescindível que não só os trabalhadores, mas também as lideranças, como engenheiros, mestres de obras e encarregados, participem das capacitações”, salienta.

A inclusão dos trabalhadores nas tomadas de decisões também é imprescindível. Segundo Luiz, quando os profissionais são consultados sobre os itens de EPIs que consideram melhores ou mais adequados, eles se sentem valorizados e tendem a dar mais importância à sua utilização – o que pode contribuir, por exemplo, para a redução de quedas de altura, soterramentos, choques e outros acidentes que ocorrem nas obras.

Política motivacional

Luiz oferece três dicas para a criação de um ambiente de trabalho comprometido com os programas de prevenção.

  1. 1.       Conhecer melhor cada um dos trabalhadores: Incentivar as lideranças a conhecer cada funcionário é uma forma de estabelecer um canal de comunicação eficiente e possibilita que estejam mais atentas às necessidades dos operários. Isso possibilita, inclusive, que o líder esteja atento aos trabalhadores das subempreiteiras, que nem sempre recebem o devido treinamento das companhias que os contratam, mas cuja segurança é de responsabilidade delas.

  1. 2.      Criar multiplicadores de segurança: Fomentar a troca de experiências entre os trabalhadores é uma forma de disseminar as orientações e recomendações dentro do ambiente de trabalho.

  1. 3.      Áreas de vivência e lazer de qualidade: Disponibilizar locais que possibilitem aos funcionários relaxar durantes os intervalos e horário de almoço é uma forma de valorizá-los e ter trabalhadores mais motivados. Além disso, estes espaços funcionam como locais para troca de experiência entre os colaboradores.

Instituído em 1972, o “Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho” marca a publicação das Portarias 3.236 e 3.237, que regulamentaram a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho, além de atualizarem o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Seis anos depois, através da Portaria 3.214, foram aprovadas as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, que estabelecem procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Atualmente são 36 NRs de observância obrigatória para as empresas privadas e públicas que possuem empregados regidos pela CLT.

“Na década em que as portarias foram publicadas, a estimativa era de que 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos trabalhadores sofriam lesões. Nos últimos anos, tivemos avanços importantes que permitiram a mitigação dos acidentes, como a criação das profissões de engenheiro e técnico de segurança do trabalho”, explica Luiz.

O Seconci-SP disponibiliza palestras e treinamentos sobre boa parte destas normas. Informações podem ser obtidas na Gerência de Relações Empresariais, por meio do e-mail: relacoesempresariais@seconci-sp.org.br ou telefone: (11) 3664-5844.

 

Mais informações à imprensa

Harley Moreira – (11) 3643-2767 / harley.moreira@cdn.com.br

Thauan Fidelis – (11) 3643-2753/ thauan.fidelis@cdn.com.br

Luana Raggio – (11) 3643-2821 / luana@cdn.com.br

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/