Mais de 500 participaram da 2ª caminhada do Trabalhador da Construção Civil, em prol da saúde

Trabalhadores e familiares cruzam a ponte Pênisl durante a caminhada que agitou a manhã de domingoA 2ª Caminhada do Trabalhador da Construção Civil em prol da Saúde, que aconteceu neste último domingo, 26 de agosto, reuniu mais de 500 participantes. O evento, promovido pelo Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo/Regional Piracicaba), realizado no Parque do Engenho Central, contou com o apoio da Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi), Sesi, Sinduscon, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) e Prefeitura de Piracicaba.

A Caminhada contou com a presença do gerente do Seconci Regional Piracicaba, Ricardo Monteiro; do diretor da Ascopi, Marcelo Marques; do gerente regional do Ministério do Trabalho, Antenor Varolla; do gerente administrativo do Sesi, Márcio Teixeira; do secretário municipal de Saúde, Pedro Mello; do ex-secretário estadual do Trabalho, José Luiz Ribeiro, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, que deram às boas vindas aos participantes, destacando a importância da atividade física. “Queremos que o trabalhador se conscientize da importância do exercício físico. Par ao próximo ano, esperamos que este nosso evento esteja no calendário de atividades da Prefeitura”, falou Milton Costa.

A caminhada teve cinco quilômetros de percurso pelo Engenho Central e orla do Rio Piracicaba, reunindo trabalhadores e familiaresA caminhada teve a finalidade de chamar a atenção e conscientizar o trabalhador da construção civil e a sociedade para a necessidade de ações preventivas de saúde. Os participantes da Caminhada, de cinco quilômetros, que se concentrou no Pavilhão 17 do Engenho Central, passou pela Ponte Pênsil, Casa do Povoador, percorreu toda avenida Beira Rio até a Ponte do Morato, e retornou ao Engenho Central, pelo Parque do Bosque, entrada secundária do Engenho. Os participantes foram orientados por monitores do Sesi, que coordenaram as atividades físicas e avaliação nutricional, enquanto que o Seconci colocou à disposição Unidade Móvel Odontológica, equipe médica e de enfermagem, que realizaram a aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

No retorno ao Engenho Central, foi servido Café da Manhã Especial aos participantes, seguido de sorteio de brindes. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, através das Secretarias de Esportes e Lazer, Cultura, Trânsito, Guarda Municipal e de Esportes.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124