Milton Costa reassume coordenação do Comitê de Segurança da Construção Civil e quer maior participação dos órgãos públicos

1016406_590708437690476_723202082_nO presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, reassumiu na manhã desta sexta-feira, 14 de fevereiro, durante reunião na sede da entidade, a coordenação do Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR), órgão que já coordenou em duas oportunidades. Milton Costa, que é da bancada dos trabalhadores, assume no lugar de William Alves, então coordenador, representante da bancada patronal, e deixou claro que quer uma participação mais efetivas dos órgãos públicos no CPR, como é o caso do Ministério do Trabalho. Integram, ainda, a coordenação do CPR William Alves, Marcos Hister, do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), e Tatiana Vaz Lourenço, técnica de segurança da Tratenge Construtora.
O CPR funciona com a participação de representantes dos trabalhadores, governo, empresários e de escolas técnicas, sendo vinculado ao Comitê Permanente Regional – Estadual, e tem como principal função estudar, inclusive “in loco” e propor medidas para o controle e a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho na indústria da construção. Por isso, Milton Costa diz que é fundamental uma participação ativa de todas as bancadas e dos órgãos públicos. “Isso possibilita que juntos possamos debater a situação do trabalhador da construção civil, visando sempre a adoção de medidas, inclusive com ações, para garantir ambientes saudáveis de trabalho”, ressalta.
Em Piracicaba, o CPR foi criado em agosto de 2003, e também é de sua incumbência realizar a coleta de dados sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na indústria da construção, visando estimular iniciativas de aperfeiçoamento técnico de processos construtivos de máquinas, equipamentos, ferramentas e procedimentos nas atividades da indústria da construção.
Mensalmente, o CPR promove reuniões, sendo que nesta sexta-feira, Marcelo Marque, empresário do setor proferiu palestra sobre “Boas Práticas de Saúde e Segurança no Trabalho em prédios verticais e condomínios”. Este tipo de palestra faz parte das atividades desenvolvidas pelo CPR, mensalmente, como forma de capacitar profissionais que atuam no setor da construção civil em Piracicaba e região.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124