Na abertura da Sempat, Milton Costa defende os órgãos públicos para garantir a saúde e a segurança do trabalhador

img-20161122-wa0015Na abertura da XXI Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes do Trabalho (SEMPAT) , nesta manhã de terça-feira, 22 de novembro, o coordenador da  Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), Milton Costa, defendeu a importância e a utilização do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), do Ministério do Trabalho e Emprego, da Previdência Social, do Ministério Público do Trabalho como órgãos parceiros e fundamentais para garantir a saúde e a segurança do trabalhador, destacando o trabalho e as ações que desenvolvem. A Sempat, que está sendo realizada no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba – FUMEP, localizado na Avenida Monsenhor Martinho Salgot, 560, Bairro Areião, tem  como tema: “Saúde e Segurança no Trabalho – Contribuições dos Órgãos Públicos”, sendo voltado aos departamentos de recursos humanos e Sesmt de empresas e assessoria em saúde e segurança.

A abertura foi feita pelo coordenador da CIST e contou com a participação do gerente do Ministério do Trabalho em Piracicaba, Antenor Varolla; da coordenadora do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador); de Moisés Taglieta, da Secretaria Municipal de Saúde;  de Ana Lydia B. Pereira, gerente executiva do INSS Piracicaba, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Piracicaba, Danilo Geraldo Leme de Souza. Todos destacaram a importância da Sempat como forma de debater ações e políticas voltadas à saúde e segurança do trabalhador. “Este evento é fundamental para ajudar a esclarecer a sociedade e mostrar que temos mecanismos e normas para proteger o trabalhador e as  empresas têm que se capacitar e ver os órgãos públicos como ferramenta indispensáveis para que possam atuar de forma correta e dentro do que estabelece a legislação em vigor”, destaca Milton Costa.

img-20161122-wa0003Em seguida, foram iniciadas as palestras, abordado o tema “Linha do Tempo”, por  Sandra Renata Canale Duracenko, especialista em epidemiologia em saúde do trabalhador do Cerest, falou sobre os diversos serviços desenvolvidos pelo órgão, voltados tanto a garantir o cumprimento das normas de segurança como do trabalho voltado ao trabalhador acidentado. Já Ana Lydia B. Pereira, gerente executiva do INSS Piracicaba, abordou o “Reconhecimento de Direitos Sobre Benefícios do INSS”, falando de todo processo de atuação e assistência da Previdência Social.

A Sempat tem continuidade, nesta quarta-feira, 23 de novembro, a partir das 9 horas, quando o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Luiz Antonio Medeiros de Araújo, abordará o tema “Módulos de Saúde e Segurança no E-Social”, seguido de debate. No período da tarde, a partir das 14 horas, será feita “Análises de Aptidão para o Trabalho: Pontos de Divergências entre o INSS, Empresas e Médicos Assistenciais”, por Lídia Helena F. Guimarães Gobbato, médica do trabalho e chefe de Seção de Saúde do Trabalhador. O evento será encerrado com um grande debate.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/