Neste 28 de abril, Conespi promove passeata e debates contra acidentes de trabalho

 conespiConselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi)  promove nesta quinta-feira, 28 de abril, “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, passeata pelas ruas centrais da cidade e debates na Câmara de Vereadores. A passeata acontece no período da manhã, com concentração em frente ao Mercado Municipal, a partir das 8h30. Já no período da tarde, haverá debate na Câmara de Vereadores, com a participação de vítimas de acidentes de trabalho e do superintendente estadual do Ministério do Trabalho, Luiz Cláudio Marcolino, enquanto que à noite, o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, e o engenheiro da USP, Rodolfo Vilella, utilizarão a tribuna da Câmara para falar da data e denunciar que Piracicaba registrou no ano passado média de um acidente de trabalho por hora. Foram notificados 8.779 acidentes, de acordo com o Cerest (Centro de Referências Especializado em Saúde do Trabalhador de Piracicaba).

Na passeata, que percorrerá a rua Governador Pedro de Toledo, São José até chegar à Praça José Bonifácio, onde acontecerá ato público,  sindicalistas, carregando faixas e cartazes, vão denunciar os milhares de acidentes, inclusive mortes de trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho, e pedirão  mais saúde e segurança aos trabalhadores. “Como fazemos todos os anos, vamos chamar a atenção da sociedade para esta situação vivida pelos nossos trabalhadores. Infelizmente, muitos trabalhadores são expostos a situações de riscos e isso é inadmissível. Todo acidente é previsível e prevenível. Por isso, precisamos seguir as riscas e cobrar o pleno cumprimento das normas de segurança”, destaca o presidente do Conespi.

Já às 14 horas,  o Conespi e o gabinete do vereador José Antonio Fernandes Paiva promovem  mesa redonda, na Câmara de Vereadores, que discutirá causas e prevenção de acidentes de trabalho, inclusive com a participação e depoimento de trabalhadores vítimas de acidentes do trabalho, com a finalidade  de ampliar os debates sobre o combate aos acidentes e seus impactos na nossa sociedade, uma vez que o trabalhador vítima de acidentes, muitas vezes, carrega para o resto da vida sequelas. Já à noite, às 19h30, haverá uso do pequeno expediente da Câmara de Vereadores, quando o presidente do Conespi fará  balanço da situação do trabalhador exposto aos riscos de acidentes de trabalho, enquanto que o professor da USP, Rodolfo Vilella, abordará a interinstitucionalidade na prevenção dos acidentes de trabalho.

ACIDENTES NO BRASIL —  Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que no ano de 2013 foram registradas 4.948.000 ocorrências envolvendo trabalhadores com mais de 18 anos ou mais de idade que sofreram algum tipo de acidente de trabalho

ORIGEM DA DATA — Neste 28 de abril, completam-se 47 anos da explosão na mina de Farmington, Virgínia, Estados Unidos, em que morreram 78 mineiros. Esta data tornou-se o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, desde 2003, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/