Palestras e premiação de redação marcam abertura da XXII Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes

22-11-17-Milton Costa, coordenador da CIST, na abertura da SempatA abertura da XXII Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes), promovida pela CIST (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalho), em parceira com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), na noite dessa terça-feira, 21 de novembro, no salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, foi marcada por palestras das empresas Arcor do Brasil, Arcelor e Klabin, e pela premiação do II Concurso de Redação, que neste ano teve como tema “O Jovem e o mundo do Trabalho”, que envolveu os mais de 35 mil alunos da Rede Pública Estadual de Ensino de Piracicaba. A abertura da Sempat foi feita pelo coordenador da CIST e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, que destacou a importância do evento, por  debater políticas e ações voltadas a buscar ambientes seguro de trabalho em Piracicaba.

Milton Costa também enalteceu o concurso de redação, que envolve os alunos a pensarem, desde já, na questão de saúde e segurança do trabalho, agradecendo a participação do dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, pelo envolvimento neste projeto. A mesa principal foi composta ainda pelo secretário municipal de Trabalho e Renda, Evandro Evangelista; por Francisco Pinto Filho, o Chico, representando o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba); a coordenadora do Cerest, Clarisse Bragantini; o gerente do Ministério do Trabalho, Antenor Varolla; a representante da Previdência Social, Lídia Helena Guimarães e Luiz Chorilli Neto, representando o Crea.

O professsor Fabio Negreiros ressaltou a importância do concurso para os alunos da rede estadual. “É muito bom ver um projeto dar certo, ver a participação dos alunos, dos professores, o incentivo das famílias dos alunos, presentes aqui nesta premiação. Devemos cada vez mais incentivar as novas gerações a desenvolver e praticar uma cultura de segurança e não violência”, ressaltou.

O concurso de Redação vai ao encontro das diretrizes do plano Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, do Ministério da Saúde e do Trabalho, no sentido de agregar o Tema Saúde e Segurança no Trabalho à grade curricular do ensino fundamental e médio da rede Pública de Ensino. As redações seguem os padrões pedagógicos dos mais importantes vestibulares do país e teve a coordenação e correção a cargo da Escola CRIAR de REDAÇÃO de Piracicaba.

 PREMIAÇÃO –  O primeiro lugar ficou com Vinícius dos Santos Petinate, do segundo ano B, da Escola Pedro Mello, enquanto que o segundo lugar foi conquistado por Emmily de Lima Ferro, do novo ano B, da Escola Catharina Casale Padovani. Já o terceiro lugar foi Aderlito Mota Ferreira Júnior, do primeiro ano do ensino médico, do CEEJA  Professor Antonio José Falcone. Nicole Pereira Coelho, do terceiro ano A, da Escola Jorge Coury ficou com o quarto lugar, e  Elisabeth Rocha Samproni, do terciero ano A, da Escola José de Mello Moraes, com o quinto lugar. Os alunos finalistas receberam um certificado de participação e um vale compras no valor de   R$ 100,00.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124