PROJETO QUEM USA, CUIDA!!!

CARTAZ QUEM USA CUIDA

Apresentação:

Apoiar a comunidade assume cada vez mais um papel relevante de nossas atribuições uma vez que os Usuários da rede municipal de saúde são pessoas assistidas pelo Sistema Único de Saúde – SUS. muitas vezes faltam aos Usuários e funcionários desta rede a competência e conhecimento necessários para um relacionamento equilibrado e saudável gerando desta forma a necessidade de promover a capacitação dos envolvidos.

O presente Projeto de intervenção em Saúde comunitário a que propomos e que denominamos de “QUEM USA,CUIDA” é um projeto idealizado pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde de Piracicaba senhor Milton Costa que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba – SINTICOMPI e traz em seus princípios profissional e moral o valor da “Construção” sendo um grande comunicador de massa no desempenho de suas atribuições.

Introdução:

Os cuidados de saúde primários são o objetivo fundamental pelo qual preza o Conselho Municipal de Saúde , pois são a “porta de entrada” para indivíduos, famílias e comunidade ao Sistema Único de Saúde – SUS.

Procuramos promover a humanização fazendo a articulação entre Usuários e funcionários da rede municipal de saúde de forma a garantir um relacionamento amigável utilizando com mais eficiência os recursos que dispomos e buscando a constante melhoria dos serviços oferecidos na área da Saúde em nosso município.

Desta forma, nasce do Projeto QUEM USA, CUIDA campanhas como:‘Amigo do Posto” onde concedemos moções de aplausos aos Usuários que por livre e espontânea vontade colaboram em suas Unidades, prestando serviços os mais diversos possíveis indo desde auxiliar na administração até atuar na manutenção. Também lançamos a companha “Adote uma Upa” que faz parceria com empresários e colaboradores que cedem a mão de obra nas reformas e manutenção das unidades carentes de reparos, onde a prefeitura fornece todo o material necessário para a realização das obras apontadas como mais prioritárias.

No entanto, é de suma importância verificar os problemas e seus fatores determinantes para que a atuação do Conselho Municipal de Saúde seja adequada a promover a *literacia e a capacitação.

(A Organização Mundial da Saúde (1998), definiu literacia em saúde como o conjunto de competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para ganharem acesso, compreenderem e usarem informação de forma que promovam e mantenham uma boa saúde. É apresentada como a capacidade para tomar decisões fundamentadas em saúde, no decurso da vida do dia-a-dia qualquer que seja o contexto em que se encontrem, na utilização do sistema de saúde, na comunidade e no contexto político, possibilitando o aumento do controlo das pessoas sobre a sua saúde, a sua capacidade para procurar informação e para assumir responsabilidades. )

.Planear uma ação mais eficaz é objetivo primordial de nossa intenção onde o trabalho é feito em parceria e colaboração dos gestores, comunidade, parceiros e colaboradores para a melhoria de nossa comunidade e assim obter ganhos em saúde..

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/