Sindicato da Construção alerta para riscos de contratação de trabalhador informal para pinturas

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, alerta para os riscos de contração de trabalhador informal para realizar pequenas reformas com a aproximação das festas de fim de ano, que tem aumento maior neste período. A maioria, conforme ele, acaba contratando pessoas que até podem dominar as técnicas de pintura, mas nem sempre respeitam as normas de segurança, o que acabam sendo um risco tanto para esse pintor, assim como para quem fez a contratação, uma vez que no caso de um acidente terá que responder pelo ocorrido.

De acordo com Milton Costa, “com a aproximação das festas de final de ano e pelo fato de parte da população querer deixar a sua residência mais bonitas, muitos acabam fazendo contratações de trabalhadores informais para realizarem principalmente pinturas e pode acabar transformando esta iniciativa numa grande dor de cabeça”. A recomendação do presidente do Sinticompi é para que se contrate empresas especializadas, que conhecem e respeitam as normas de segurança. “A contratação de um trabalhador informal pode até ser mais barata, mas pode virar um grande pesadelo”, destaca.

No caso de dúvidas, Milton Costa orienta a população a procurar informações no próprio Sinticompi, localizado na rua José Pinto de Almeida, 295 , ou pelo telefone 3437-5100. “Temos inúmeras empresas cadastradas que são preparadas para realizar todos os tipos de reformas, até pinturas, que conhecem e cumprem as normas de segurança”, completa.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124