Sindicato da Construção e Seconci lançaram operação “saúde e segurança em canteiro de obras”

_DSC0389Nesta segunda-feira, 26 de outubro, quando se comemora o “Dia do Trabalhador da Construção Civil”, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), em parceria com o Seconci, colocou em prática a “Operação Permanente de Saúde e Segurança do Trabalhador em Canteiro de Obras”, com a realização de exames de saúde e orientações no próprio local de trabalho. Pela manhã, o trabalho foi realizado com cerca de 50 trabalhadores no Edifício Joy, localizado na rua Bela Vista, 844 (esquina com a avenida Pádua Dias) – saída para São Paulo, com trabalhadores da Kraide Engenharia, MGA e Amistá, enquanto que no período da tarde, o mesmo trabalho está previsto para ser realizado no canteiro de obras da MKS, na Chácara Nazareth, com cerca de 100 trabalhadores.

O programa é marcado por aferição da pressão arterial e palestras sobre DST e câncer nas mulheres (outubro rosa) e no homem (novembro azul), sendo voltado aos trabalhadores e trabalhadoras, destaca o diretor do Seconci, Ricardo Monteiro, que acompanhou o lançamento do programa ao lado do presidente do Sinticompi, Milton Costa e do diretor da entidade, Edson Batista dos Santos. Marcelo Marques, da Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi) também participou do lançamento. A proposta, conforme destaca Milton Costa, é chamar a atenção do trabalhador para a necessidade de fazer uma prevenção constante da sua saúde e também para alertar sobre a necessidade de se cumprir as normas de segurança.

_DSC0397O presidente do Sinticompi destaca que exames e palestras continuarão sendo realizados nos próprios canteiros de obras, conforme solicitação das empresas, e na sede do Seconci (rua Ipiranga, 870), onde é oferecido atendimento médico e odontológico ao trabalhador e seus dependentes. Neste trabalho de aferição de pressão, o trabalhador que teve constatado alguma anomalia estará sendo encaminhado ao Seconci para uma avaliação médica.

No contato com os trabalhadores, além de chamar a atenção para a realização de exames preventivos, foi alertado para o trabalho voltado ao cumprimento das normas de segurança, uma vez que a cidade já registra três óbitos somente neste ano envolvendo trabalhador da construção civil, todos por queda de altura.

O servente de pedreiro Cícero Vieira da Silva, de 61 anos, que participou das atividades pela manhã aprovou a iniciativa. “É muito importante este trabalho, até porque já tenho um histórico de pressão alta. É muito bom saber como está a nossa saúde”, disse. Ednaldo Inácio Santos, de 42 anos, também servente de pedreiro, foi outro que aprovou a iniciativa. “Com certeza, é muito bom poder fazer estes exames e saber como está a nossa saúde, até porque a gente não sabe como está”, disse.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/