Sindicato da Construção inicia curso de pedreiro com aula inaugural

19-02-18-curso 0Com a realização de uma aula inaugural, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) deu início, no último sábado, 17 de fevereiro, ao curso de pedreiro, fruto de uma parceria com a Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi) e o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). Ao todo, 28 alunos, associados ao Sinticompi, se inscreveram no curso que terá um total de 80 dias/aula, 69 teóricas e 12 práticas, sendo que ao final os alunos receberão 20 kits completo de material para pedreiro, que serão doados pelo Semae.

O curso foi aberto pelo presidente do Sinticompi, Milton Costa, que destacou a importância da qualificação para atuar no segmento da construção civil, assim como ressaltou a necessidade de o trabalhador ter o respaldo do sindicato, tanto para garantir respeito aos seus direitos como às normas de saúde e segurança. A assistente social do Semae, Eliane Maria Pereira da Silva, coordenadora do projeto “Guardiões da Água”, contou que os kits que o Semae estará doando uma contrapartida da autarquia para um empréstimo contraído para a ampliação da estação de tratamento de água do Capim Fino, sendo uma exigência da Caixa Econômica Federal.

O professor Anísio Silva, com experiência de mais de 25 anos no setor, contou que os alunos terão aula sempre aos sábados, sendo as teóricas no Sinticompi e as práticas em canteiros de obras. Deixando claro que para receber o certificado de participação e o kit de pedreiro o aluno terá que ter 100% de participação nas aulas, o professor contou que no curso serão ensinadas todas as etapas da construção civil. “O aluno aprenderá desde a análise do terreno até a entrega das chaves, passando pelas obrigações eminentes das diversas fases até as questões relacionadas à segurança em uma obra”, disse.

Entre os alunos participantes estão Maurício da Silva Almeida, 38 anos, que já atua como pintor na área. “Trabalho geralmente em fachadas e sempre tem um vitrô, soleira, entre outros reparos que precisa de um pedreiro. Por isso, quero ampliar meus conhecimentos”, disse. Este também é o propósito do jovem Josival Jesus Souza, 26 anos, que atua no setor da construção civil como ajudante: “Quero poder trabalhar de pedreiro. Já sei algumas coisas e quero me aprimorar”, disse.

Ao final do curso, com o kit completo de pedreiro, que vai desde alicates, carriola, colher de pedreiro, desempenadeira, mangueira de nível, régua de alumínio, prumo completo, arco de serra, aplicador para tubo de silicone, bloco de espuma, trincheira, enfim, um total de 20 itens, Milton Costa destaca que o trabalhador poderá se tornar um microempreendedor, tanto que uma das palestras do curso será de orientação de como proceder. “O mercado de trabalho é exigente e o trabalhador precisa se qualificar para buscar uma oportunidade de trabalho e estamos dando esta oportunidade, através desta importante parceria”, completa.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/