Sindicato, empresários e Secretaria firmam parceria para qualificar e empregar trabalhador da construção civil

_DSC0252A celebração de uma parceria para a realização de cursos de qualificação e oferecimento de vagas de emprego no setor da construção civil foi o resultado do encontro que aconteceu nesta manhã de quarta-feira, 25 de janeiro com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), empresários e a Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre).  O encontro foi realizado na Secretaria do Trabalho e Renda e contou com a participação do secretário Evandro Evangelista,  empresários do setor da construção civil, representados pela Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi) e pela Associação de Indústrias de Mármores e Granitos de Piracicaba (Assogram), do presidente do Sinticompi, Milton Costa e do diretor Edson Batista dos Santos.

A partir de agora, os empresários vão levantar suas demandas e apresentar à Secretaria do Trabalho e Renda as suas necessidades de realização de cursos e mecanismos para atrair o trabalhador para que o curse integralmente, conforme as necessidades da empresa. Também foi estabelecido que o empresariado deve passar a ofertar suas vagas disponíveis de emprego através do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) da Semtre para realizar as contratações. “Os seus RH poderão vir à Secretaria para realizar a seleção do trabalhador, utilizando nossa estrutura”, disse Evandro Evangelista.

_DSC0261Para Milton Costa, este encontro serviu para abrir o diálogo com o novo secretário e apontar caminhos para o desenvolvimento de ações voltadas para o setor da construção civil, tanto para a oferta de cursos de qualificação do trabalhador quanto para o oferecimento de oportunidades de emprego. “Conseguimos firmar uma parceria envolvendo o Poder Público, os empresários e o sindicato para criar um canal que vai ajudar a apontar caminhos necessários para chegarmos ao trabalhador e sabermos das suas necessidades. A partir disso, vamos construir um plano de ação”, destaca o presidente do Sinticompi.

A preocupação é tanto de qualificar o trabalhador para o setor da construção civil que continua tendo dificuldade de encontrar mão de obra qualificada, assim como ajudar a empregar os desempregados. É que de acordo com o secretário, somente nos primeiros 24 dias deste ano, cerca de 4.500 pessoas passaram pela Secretaria, sendo que destes 3.700 foram em busca de emprego. Destes, 700 foram encaminhados para vagas ofertadas através da Semtre, mas a estimativa do secretário é de que apenas 10% devem ser contratados. “Como ficam os demais?”, questiona, elogiando a iniciativa da direção do Sinticompi e do empresariado de procurar a Secretaria para buscarem alternativas visando ajudar a mudar esta realidade.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/