Sindicato reúne empresários e Secretaria do Trabalho para discutir cursos e empregabilidade no setor da construção civil

foto 2 milton costa IMG_20160211_123105180_HDR

Encontro solicitado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) que acontece nesta quarta-feira, 25 de janeiro, na Secretaria Municipal do Trabalho e Renda (Semtre), com a participação do secretário Evandro Evangelista e empresários do setor da construção civil, representados pela Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi), discutirá a realização de cursos de qualificação e a empregabilidade no setor da construção civil em Piracicaba. O encontro está marcado para as 10 horas, na sede da Semtre, e de acordo com o presidente do Sinticompi, Milton Costa, a iniciativa visa abrir diálogo e caminho para o desenvolvimento de ações voltadas para o setor da construção civil.

No encontro, conforme o presidente do Sinticompi, serão apontados as principais necessidades de mão de obra para o setor da construção civil, contribuindo para que a Semtre passe a oferecer ou ampliar cursos nas áreas apontadas. “Neste  diálogo, queremos abrir a possibilidade da realização de cursos de qualificação na própria indústria, no caso de a Semtre não ter um local mais apropriado para a sua realização, como já temos realizado no setor de marmoraria”, conta.

Outra meta é de fazer com que as empresas do setor passem a direcionar as suas necessidades de mão de obra através do programa desenvolvido pela Semtre de encaminhar trabalhador para o mercado de trabalho. “No encontro que tivemos com o secretário do Trabalho e Renda fomos informados que menos de 30% das vagas preenchidas pelas empresas são oferecidas através da secretaria. Precisamos estreitar ainda mais esta relação”, destaca.

Para Milton Costa, este tipo de iniciativa, com certeza, de estreitar a relação com o Poder Público vai contribuir para profissionalizar cada vez mais o setor da construção civil, beneficiando, assim, toda cadeia que forma o setor, inclusive a sociedade, tanto pela geração de emprego como pela prestação de serviços, cada vez mais, de melhor de melhor qualidade. “Com o trabalhador cada vez mais qualificado, todos ganham”, completa.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/