Sinticompi percorrerá canteiro de obras e empresas para prestar homenagem a trabalhadoras da construção civil

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, e o diretor Edson Batista dos Santos, percorrerão canteiros de obras e indústrias do setor da construção civil e do mobiliário nesta manhã de quinta-feira, 8 de março, para prestar homenagem a trabalhadoras com botões de rosa, dentro das comemorações do “Dia Internacional da Mulher”. O setor da construção e do mobiliário de Piracicaba e região emprega mais de três mil trabalhadoras e a homenagem já faz parte do calendário de atividades do Sinticompi no mês de março, como forma de dialogar e prestar homenagem a elas.

De acordo com Milton Costa, nos últimos anos, com a entrada da mulher, principalmente no setor da construção civil, atuando desde a alvenaria até acabamento e pinturas, contribuiu para dar ainda mais qualidade no serviço, principalmente de acabamento, onde a mulher é muito mais detalhista. No entanto, o líder sindical destaca que a mulher ainda enfrenta problemas no setor em função do ambiente de trabalho que é bastante penoso, mas que tem melhorado significativamente nos últimos anos, com os canteiros de obras oferecendo sanitários específicos a elas, água potável, refeitórios, uniformes e equipamentos de segurança, conforme estabelecem as normas de segurança. “Foi um trabalho intenso do nosso sindicato, de fiscalização nos canteiros de obras e de diálogo permanente com o empresariado, iniciado no ano de 2000, e que contribuiu para mudar a realidade no setor”, conta.

Milton Costa faz questão de declarar que “em nome da diretoria do Sinticompi rendemos nossa homenagem a todas as trabalhadoras, mães, esposas, filhas, netas, estudantes… enfim à mulher, quem nos deu a vida. O 8 de março é o Dia da Mulher, não por acaso, mas para lembrarmos da sua importância para a nossa sociedade e, principalmente, para garantirmos que tenha os mesmos direitos na sociedade e, especialmente, no mundo do trabalho. Parabéns, Mulher! Conte sempre com o nosso sindicato, esta casa de trabalhadores estará sempre de portas abertas para te ajudar e se somar na sua luta”.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20..124