SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO DE PIRACICABA

Artigos em:

Últimas Noticias

Imagem do artigo

Sindicato da Construção oferece curso de segurança em instalações e serviços de eletricidade – NR-10

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), em parceria com a FonsforFormando Profissionais, está oferecendo curso de aperfeiçoamento profissional de segurança em instalações e serviços em eletricidade - NR 10.

Continue lendo

Imagem do artigo

Especialista aborda desenvolvimento da capacidade de produzir no Comitê da Construção Civil

      

Continue lendo

Imagem do artigo

Ao Conespi, presidente da Câmara garante que “manifestações democráticas” estão garantidas

          

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção Civil está com inscrições abertas para curso pedreiro

                            

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicatos de Piracicaba vão ajudar a engrossar 8ª Marcha em defesa da pauta trabalhista

Trabalhadores ligados a diversos sindicatos filiados ao Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), como de Alimentação, Bancários, Comerciários, Construção Civil, Metalúrgicos, Papeleiros, Transporte Urbano, Hoteleiros, entre outros, participam nesta quarta-feira, 9 de abril, em São Paulo, daMarcha da Classe Trabalhadora, em defesa da pauta trabalhista.  A marcha, organizada pelas centrais sindicais Força Sindical, CUT, UGT, Nova Central, CGTB e CTB, parte da Praça da , por volta das 10 horas, e se dirige para o vão do Masp, na avenida Paulista, onde acontece um grande ato, devendo reunir, de acordo com expectativa dos organizadores, 50 mil pessoas. Para participar desta manifestação, os trabalhadores partirão de Piracicaba, por volta das 6 horas, em ônibus e vans. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhadores que integram pacto por melhoria na construção civil participaram de curso de formação

Um grupo de trabalhadores da construção civil de Piracicaba,  funcionários da Construtora MRV, que assinou no ano passado o Acordo Nacional para melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras da construtora, participou de curso de formação e capacitação que terminou nesta quarta-feira, dia 2 de abril, promovido pela diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo (Feticom-SP), na colônia de férias da entidade, na cidade de Mongaguá. O grupo de Piracicaba, liderado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, e pelo diretor-tesoureiro Edson Batista dos Santos, além dos trabalhadores da MRV Amanda Moreti Montanari, Verônica Lucas Rogério Pereira, Felipe Carneiro e Waldennes Pereira da Silva, também foi integrado por diversos assessores da entidade

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhadores que integram pacto por melhoria na construção civil participam de curso de formação

Trabalhadores da construção civil de Piracicaba da Construtora MRV, que assinou no ano passado o Acordo Nacional para melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras da construtora, participam nesta terça e quarta-feira, dias 1 e 2 de abril, e curso de formação que estará promovido pela diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo (Feticom-SP), na colônia de férias da entidade, na cidade de Mongaguá. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, que também participa de um debate sobre “A atuação dos Sindicatos e das Comissões de Trabalhadores perante o Termo de Compromisso Nacional”

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção oferece cursos de comandos elétricos, NR-10 e mestre de obras

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba está com inscrições abertas para cursos de comandos elétricos com C.L.P (dois cursos em um), NR-10e de mestre de obras.Os cursos são promovidos em parceria com a Consfor e as aulas serão ministradas por especialistas nas respectivas áreas. As inscrições devem ser feitas na própria sede do sindicato, na rua José Pinto de Almeida, 295, e mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (19) 3035-4935; (19) 99941-4935;  (19) 99336-7878  e ou (19) 99781-5830.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção promove curso de NR-18, para prevenir acidentes de trabalho

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) está com inscrições abertas para o curso de NR-18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, voltado à prevenção de acidentes de trabalho no setor. O público alvo são trabalhadores que atuam na construção civil e a carga horária é de seis horas.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção vai criar cadastro de jovens interessados em atuar no setor

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) vai iniciar o cadastramento de jovens interessados em atuar nos diversos segmentos do setor, como construção civil, pintura, olarias, marmorarias, entre outros. A decisão foi tomada nesta manhã de sexta-feira, 21 de março, durante encontro organizado pelo Sindicato, que contou com a participação de empresários do setor, do gerente do Ministério do Trabalho, Antenor Varolla, assim como de representantes do Conselho Tutelar, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e das secretarias municipais de Trabalho e Renda e de Educação, que estiveram analisando a possibilidade de menores de 18 anos atuarem no setor

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente do Sindicato da Construção se reúne com diretor da Fiesp e pede cursos de qualificação para trabalhadores

              

Continue lendo

Imagem do artigo

Diretor da Feticom-SP abordou a NR-35 em encontro do Comitê de Segurança da Construção Civil

               

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato e Assogram viabilizam parceria com o Senai para formar profissionais de marmorarias

         

Continue lendo

Imagem do artigo

Sinticompi, Assogram e Senai: Conversa sobre a qualificação no setor de mármores e granitos.

       

Continue lendo

Imagem do artigo

Especialista em segurança do trabalho debate norma em altura no Comitê da Construção Civil

O diretor de Saúde e Segurança da Feticom-SP (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo), Robinson Leme, profere palestra com o tema “Trabalho em alturasImplementação da NR-35”, em encontro que o CPR (Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba) promove nesta sexta-feira, dia 14 de março. A palestra acontece a partir das 9 horas, sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, localizado na rua José Pinto de Almeida, 295, e faz parte do encontro mensal do CPR, que se reúne para discutir melhorias no ambiente de trabalho do setor da construção civil.

Continue lendo

Imagem do artigo

Nosso Sindicato lança campanha contra preconceito às mulheres em canteiros de obras

     

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhadoras da Master Móveis foram homenageadas no Dia Internacional da Mulher

    

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção abre vagas para cursos de comandos elétricos, NR-10 e mestre de obras

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba está com inscrições abertas para o cursos de comandos elétricos com C.L.P (dois cursos em um), NR-10e de mestre de obras.Os cursos são promovidos em parceria com a Consfor e as aulas serão ministradas por especialistas nas respectivas áreas. As inscrições devem ser feitas na própria sede do sindicato, na rua José Pinto de Almeida, 295. Mais informações pelos telefones: (19) 3035-4935; (19) 99941-4935;  (19) 99336-7878  e ou (19) 99781-5830.

Continue lendo

Imagem do artigo

Conespi cria Coordenadoria da Mulher e vai cadastrar trabalhadores motociclistas para curso de segurança

      

Continue lendo

Imagem do artigo

Fundada e eleita primeira diretoria da Associação das Empresas de Pinturas, Gessos e Decorações de Piracicaba

A Associação de Empresas de Pinturas, Gessos e Decorações de Piracicaba foi oficialmente fundada por um grupo de empresários do setor, em reunião nesta manhã de quarta-feira, dia 26 de fevereiro, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), quando também foi eleita a sua primeira diretoria. Todo processo, considerado histórico pelos empresários do setor, foi acompanhado pelo diretor-tesoureiro do Sinticompi, Edson Batista dos Santos, e a nova diretoria tem como presidente Marcelo Marques; vice-presidente Luiz Antonio Carlet; 1ª secretária, Mariana Lopes; 2º vice-presidente, Washington Bressan; 1º tesoureiro, Marcelo Lovadini; 2º tesoureiro. Marco Ducatti Colpas, enquanto que o conselho fiscal é integrado por Valter Luiz Pinheiro e Marcos Heitor Ometto

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente do nosso Sindicato se reuniu com vice-presidente do Sinduscon-SP

O diretor-tesoureiro da Feticom-SP e presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), Milton Costa, participou nesta terça-feira, dia 25 de fevereiro, em São Paulo, de encontro com o vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusConSPHaruo Ishikawa, quando começou a discutir os preparativos visando a campanha salarial deste ano dos trabalhadores da construção civil, que têm data-base em primeiro de maio. O encontro aconteceu na sede do Sinduscon e também contou com a participação do diretor do nosso Sindicato e da Feticom-SP, Edson Batista dos Santos.

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente do nosso Sindicato recebeu gerente do Ministério do Trabalho e presidentes das associações do setor da construção

O presidente do Sinticompi, Milton Costa, acompanhado do diretor Edson Batista dos Santos, recebeu nesta tarde de sexta-feira, 21 de fevereiro, na sede da entidade, o gerente do Ministério do Trabalho em Piracicaba, Antenor Varolla, e os presidentes da Ascopi  (Associação das Construtoras de Piracicaba), Ricardo Kraide; o presidente da Associação das Marmorarias de Piracicaba, Nelson Tolotto; o presidente da Associação das Olarias de Piracicaba, Oswaldo Schiavolin e Marcelo Marques, que toma posse na próxima quarta-feira, dia 26, na presidência da Associação das Empresas de Gessos e Pinturas de Piracicaba.

Continue lendo

Imagem do artigo

Milton Costa se reúne com prefeito de Rio das Pedras e anuncia expansão do Sindicato na cidade

O presidente do nosso Sindicato, Milton Costa, se reuniu nesta manhã de quarta-feira, dia 19 de fevereiro, com o prefeito de Rio das Pedras, Dr. Júlio César Barros Ayres, com o objetivo de receber apoio para ampliar a estrutura da entidade visando estender o atendimento aos trabalhadores do setor da construção civil daquele município.

Continue lendo

Imagem do artigo

Milton Costa reassume coordenação do Comitê de Segurança da Construção Civil e quer maior participação dos órgãos públicos

   

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalho análogo à escravidão é crime e tem que ser punido

Colocar trabalhador em situação análoga à escravidão é crime e tem punição, sim! para se ter uma ideia, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou em 13 de maio do ano passado um decreto que regulamenta a lei número 14.946, que pune empresas que utilizarem trabalho análogo à escravidão. A nova lei paulista cassa o registro do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas envolvidas direta ou indiretamente com exploração de trabalhadores em regime análogo ao de escravidão.

Continue lendo

Imagem do artigo

Terceirizada da Comgás não cumpre promessa de pagar atrasados e deixa trabalhadores na mão

Diferente do que havia se comprometido, a Amir Engenharia e Automação Ltda., empresa que presta serviços à Comgás na cidade,  não efetuou o pagamento do adiantamento salarial nesta manhã de segunda-feira, 3 de fevereiro

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente e diretores da Feticom foram a Jaú dar o último adeus a Henrique Vitor

    

Continue lendo

Imagem do artigo

Reunião com a empresa AMIR Engenharia

Em reunião realizada em nosso sindicato foi levantado as reivindicação estabelecida, com a presença dos trabalhadores da Amir Engenharia

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção pede intervenção federal para liberação de verbas de obras do PAC

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, encaminhou ofícios aos Ministérios do Planejamento e, posteriormente, o das Cidades, solicitando o repasse de verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a Prefeituras de Piracicaba e da região para pagamento de construtoras que têm executado obras financiadas pelo programa.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sinticompi intervém junto ao Ministério do Planejamento para seja mantido a garantia de pagamento as Prefeituras tomara dos serviços evitando prejuízo e atrasos para os trabalhadores.

Sinticompi intervém junto ao Ministério do Planejamento para seja mantido a garantia de pagamento as Prefeituras tomara dos serviços evitando prejuízo e atrasos para os trabalhadores

Continue lendo

Imagem do artigo

Movimento sindical aprova criação da Frente Regional do Aglomerado Urbano e escolhe comissão provisória

Dirigentes sindicais da região de Piracicaba se reuniram nesta segunda-feiradia 16 de dezembro, e aprovarampor unanimidade a criação da Frente Sindical do Aglomerado Urbano de Piracicaba e escolheram sua comissão provisóriaque tem a missão de organizar esta nova entidadeque será lançada oficialmente no dia 21 de fevereiro do próximo ano.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção e TV Opinião vão premiar destaques da cidade com o “Vitae Labor”

Em solenidade marcada para esta quarta-feira, 11 de dezembro, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), em parceria com a Rede Opinião de TV, promove premiação aos destaques da cidade e região, que estarão sendo homenageados com  o prêmio “Vitae Labor”. O evento acontece no SEST/Senat, localizado na rua Rossini Pinto, 200, Jardim Panorama, a partir das 19h30.

Continue lendo

Imagem do artigo

Milton Costa apresentou em Brasília trabalho do sindicato no combate à informalidade na construção civil

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, apresentou nesta semana, em Brasília, durante reunião da “Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção”, o trabalho desenvolvido em Piracicaba e região no combate à informalidade e na busca constante por ambientes saudáveis de trabalho.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato tem mais de 200 vagas para trabalhador da construção civil

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba tem mais de 150 vagas de empregos para pedreiro, carpinteiro, ajudante de pedreiro, armador de ferragens, eletricista, almoraxarife, carpinteiro, pintor e mestre de obras

Continue lendo

Imagem do artigo

Milton Costa participa de encontro com ministros do Trabalho e Casa Civil para discutir melhorias na construção civil

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, participa, nesta quarta-feira, 4 de dezembro, de encontro em Brasília da “Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção”

Continue lendo

Imagem do artigo

Comsepre quer discutir impactos da importação de mão-de-obra com prefeito e secretários municipais

A Comsepre (Comissão Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho) quer discutir com o prefeito Gabriel Ferrato e com os secretários municipais do Trabalho, Educação, Saúde, Obras e Desenvolvimento Social os impactos que a cidade está vivendo em função da importação de mão-de-obra para atuar em diversos segmentos, mas principalmente no setor da construção civil. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhadores da Lef Pisos conquistam 9% de reajuste salarial e licença-maternidade de 180 dias

Os trabalhadores da cerâmica Lef Pisos terão 9% de reajuste  salarial a partir de primeiro de outubro. O acordo entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) foi concluída nesta segunda-feira, dia 11 de outubro, e de acordo com o presidente da entidade, Milton Costa, garante aumento real de 3,31%, uma vez que a inflação dos últimos 12 meses, de acordo com o INPC foi de 5,68.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção Civil está com inscrições abertas para curso de eletricista predial

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba está com inscrições para o curso de eletricista predial, com carga horária de 120 horas (8 meses) e será ministrado na própria sede da entidade, na rua José Pinto de Almeida, 295. O curso é ministrado em parceria com a ConsforFormando Profissionais e os inscritos ganharão o curso de NR-10 (norma regulamentadora) exigido para quem trabalha nas proximidades e com instalações elétricas. As inscrições devem ser feitas no próprio sindicato, na rua José Pinto de Almeida, 295, e maiores informações podem ser obtidas pelos telefones 3035-4935;  99941-4935; 99336-7878 e 99781-583. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhadores de marmorarias conquistam 7,5% de reajuste salarial

Com data-base em primeiro de outubro, os trabalhadores de marmorarias de Piracicaba e região terão reajuste salarial de 7,5%. O acordo foi celebrado nesta manhã de quarta-feira, dia 29 de outubro, entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba e a Associação das Marmorarias de Piracicaba e Região

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente do Sindicato pede respeito ao trabalhador da construção civil, que comemora seu dia neste 26 de outubro

Respeito aos direitos e ambiente de trabalho do trabalhador da construção civil, que comemora seu dia neste 26 de outubro. O apelo foi feito pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, ao expor o trabalho que a entidade tem desenvolvido ao longo dos últimos anos em defesa da categoria, durante o pequeno expediente da sessão damara de Vereadores de Piracicaba desta última quinta-feira, 24 de outubro

Continue lendo

Imagem do artigo

Experiência do Sindicato da Construção de Piracicaba no combate à informalidade será desenvolvido nacionalmente

Com a proposta de conhecer o trabalho de combate à informalidade no setor da construção civil desenvolvido pelo Sindicato local e aplicá-lo em nível nacional, o assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, José Lopez Feijóo, esteve em Piracicaba nesta quarta-feira, dia 16 de outubro. Ele participou de reunião damara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, localizada na rua José Pinto de Almeida, 295, quando o presidente da entidade, Milton Costa, apresentou o trabalho desenvolvido ao longo de quase 13 anos, que tem reduzido drasticamente o número de trabalhadores na informalidade.

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê da Construção Civil debate as conseqüências sociais após os acidentes de trabalho

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) promove debate nesta sexta-feira, dia 11 de outubro,  sobre “As conseqüências sociais dos acidentes de trabalho” no setor. O debate acontece a partir da palestra que a doutora em saúde coletiva, especialista em ergonomia e socióloga do Cerest Piracicaba, Mara Takahoshi, fará sobre este tema, a partir das 9 horas, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, localizado na rua José Pinto de Almeida, 295.

Continue lendo

Imagem do artigo

Milton Costa participa do I Encontro Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, participa do I Encontro Nacional dos Trabalhadores da Construção, que acontece em Brasília, com abertura acontecendo nesta noite de quarta-feira, dia 9 de outubro, e se estendendo até sexta-feira, dia 11. O encontro, organizado conjuntamente pelas centrais sindicais, está acontecendo em Luziânia (Goiás), no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), reunindo representantes de todo País

Continue lendo

Imagem do artigo

Cerest e Ministério do Trabalho dão 90 dias para iniciar fiscalização em marmorarias

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e o Ministério do Trabalho anunciaram nesta sexta-feira, 27 de setembro, durante encontro com proprietários de marmorarias da cidade e região que em janeiro iniciam o trabalho de fiscalização das condições de trabalho e o respeito à legislação trabalhista nas empresas.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção vai ajudar a formar líderes no combate ao transmissor da dengue nas obras

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba vai ajudar a engrossar a campanha municipal, desenvolvida pela Prefeitura de Piracicaba, no combate ao mosquito Aedes Aegypts, transmissor da dengue, contribuindo com a formação de multiplicadores que irão atuar nos canteiros de obras espalhados pela cidade, onde foi constado elevado percentual de criadouros

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato firma parceria com MRV para estender programa de alfabetização e formação à população

A Construtora MRV vai abrir seu espaço no canteiro de obras em Piracicaba para que o programa de alfabetização, desenvolvido, desde meados deste ano, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi), o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) – órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação – e a Ascopi (Associação das Construtoras de Piracicaba), seja aberto à população.

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente do nosso sindicato participou do encontro com o ministro Gilberto Carvalho

O presidente do nosso sindicato, Milton Costa, e o diretor Edson Batista dos Santos, participaram de encontro com o ministro chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, durante a assinatura do “Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil”
 

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente do nosso Sindicato participa de reunião do CPR que debateu acidentes na construção civil

O presidente do nosso Sindicato, Milton Costa, participou, nesta manhã, na sede da nossa entidade, de palestra promovida pelo Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR), com o tema “Agravos à Saúde do Trabalhador da Construção Civil”, ministrada pela médica do trabalho, especialista em ergonomia e mestre em educação, Ecléa Bravo. O evento contou com representantes de diversas empresas e de técnicos de segurança.

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê de Segurança debate “agravos à saúde dos trabalhadores da construção civil”

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) promove nesta sexta-feira, 13 de setembro, debate com o tema “Agravos à Saúde do Trabalhador da Construção Civil”, que será ministrada pela médica do trabalho, especialista em ergonomia e mestre em educação, Ecléa Bravo. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Haitianos são dispensados de obras do Sesi, mas ficam sem receber recisão

Um grupo de trabalhadores haitianos e brasileiros que trabalha na Construção da Escola do Sesi, no bairro São Jorge, reclamam que foram dispensados do trabalho na semana passada e não conseguem receber a rescisão do contrato de trabalho, além de estarem com a carteira de trabalho “presa” pela Construtora Lupema, responsável pela obra.

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhadores da Lef Pisos ganham refeitório

Os trabalhadores da Lef Pisos acabam de ganhar um refeitório, fruto de ampla negociação da diretoria do nosso sindicato com a direção da empresa. O Sindicato garantiu que a empresa passasse a fornecer alimentação aos seus funcionários sem deixar de oferecer mensalmente a cesta básica de alimentos. A Lef Pisos também conta com um excelente laboratório e um setor específico para cuidar da segurança do trabalho.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil vai ampliar ações na cidade de São Pedro

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) vai ampliar suas ações na cidade de São Pedro, para garantir o cumprimento das normas e legislações específicas da categoria. Foi o que garantiu o presidente do sindicato, Milton Costa, durante visita ao prefeito de São Pedro, Hélio Zanatta, na última sexta-feira, dia 9 de agosto

Continue lendo

Imagem do artigo

Feticom defende o piso salarial para os trabalhadores da construção civil da cidade de Jau.

Inicia hoje em reunião na sede do Sinticompi em defesa do piso salarial dos trabalhadores de Jau.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato tem 115 vagas de empregos para trabalhador da construção civil

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba tem pelo menos 115 vagas de empregos para interessados em trabalhar no setor. Conforme o presidente do sindicato, Milton Costa,  as vagas, que vão desde ajudante geral, pintor, eletricista, encanador e até técnico de segurança do trabalho, são para atender a necessidade de uma grande construtora, que está iniciando obra na cidade. Os interessados devem comparecer à sede da entidade, na rua José Pinto de Almeida, 295, no horário comercial.

Continue lendo

Imagem do artigo

Construção civil inicia alfabetização de trabalhador em canteiro de obras da MRV

O projeto de alfabetização de trabalhadores em canteiros de obras, que vem sendo desenvolvido numa parceria envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, a Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi), tem aula inaugural nesta quinta-feira, dia primeiro de agosto, em canteiro de obras da Construtora MRV

Continue lendo

Imagem do artigo

Convenção Coletiva: Móveis 2013/2014

Conforme negociado entre as partes, as empresas concederão um reajuste salarial aos empregados abrangidos por esta Convenção Coletiva de Trabalho, no percentual de 8,99% (oito vírgula noventa e nove por cento), referente ao período correspondente a 01.05.12 a 30.04.13.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção tem mais de 30 vagas de empregos para pedreiro e azulejista

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba tem mais de 30 vagas de empregos para pedreiro e azulejista. As vagas são para atender a necessidade de diversas construtoras que estão com obras na cidade, e estão precisando destes profissionais. Os interessados devem comparecer à sede da entidade, na rua José Pinto de Almeida, 295, no horário comercial.

Continue lendo

Imagem do artigo

Conespi elege nova diretoria, nesta sexta-feira

O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) realiza eleição para escolher sua nova diretoria, nesta sexta-feira, dia 12 de julho, das 9 às 12 horas, no Sindicato dos Bancários de Piracicaba, na rua XV de Novembro, 573. Fânio Luis Gomes, atual presidente da entidade, é o candidato à reeleição. Seu nome foi escolhido para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, de manter a unidade do movimento sindical, em defesa dos trabalhadores

Continue lendo

Imagem do artigo

Nosso Sindicato participou da manifestação, no “Dia de Luta dos Trabalhadores”, parou Piracicaba

Diretores e funcionários do nosso Sindicato participaram do ato público organizado pelo Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), reivindicando a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários, e o fim do fator previdenciário, que reduz o valor do salário quando o trabalhador se aposenta, assim como reajuste digno para os aposentados; mais investimentos em saúde, educação e segurança; transporte público de qualidade; fim do Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização; reforma agrária e fim dos leilões do petróleo, que parou Piracicaba nesta manhã de quinta-feira, 11 de julho. “Dia Nacional de Luta, com greves e mobilizações”

Continue lendo

Imagem do artigo

Bombeiros localizam corpo de quinta vítima de acidente em obra de ponte

Queda de estrutura do novo anel viário de Piracicaba matou 5 operáriosEscombros dificultam resgate de último cadáver, segundo informou SSP.

Continue lendo

Imagem do artigo

Acidente em obra do anel viário de Piracicaba

A queda de vigas e de um equipamento na obra do novo anel viário de Piracicaba (SP) deixou pelo menos cinco funcionários feridos e outros cinco desaparecidos no Rio Piracicaba na manhã desta segunda-feira (1), segundo informações do Corpo de Bombeiros e de trabalhadores do local. Várias equipes de resgate estão na área. profissionais mortos, diz a PM.

Continue lendo

Imagem do artigo

Eleita nova comissão da PLR na Manetoni

O nosso Sindicato acompanhou a eleição para escolha da nova comissão de acompanhamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) na Manetoni. Companheiros é importante que todos cumpram a sua parte para que possamos conquistar uma boa PLR neste ano. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente Milton Costa fala sobre a: Campanha Salarial de 2013, Parceria com a Prefeitura e empresários e mais.

Presidente Milton Costa fala sobre a: Campanha Salarial de 2013, Parceria com a Prefeitura e empresários e mais.

Continue lendo

Imagem do artigo

Convenção Coletiva: Construção Civil

Será concedido um reajuste de 8,99% (oito vírgula noventa e nove por cento) em 1º de maio de 2013, sobre o salário corrigido conforme convenção coletiva anterior, em sua cláusula primeira, como resultado da livre negociação para a recomposição salarial do período de 01/05/2012 a 30/04/2013, dando-se por cumprida a Lei nº 8880/94 e legislação complementar.

Continue lendo

Imagem do artigo

Convenção Coletiva: Instalação Elétrica

Será concedido um reajuste de 8,99 % (oito vírgula noventa e nove por cento) em 1.º de maio de 2013, sobre o salário vigente em 1º de maio de 2012.
Parágrafo primeiro: O reajuste pactuado no caput é resultado da livre negociação entre as partes para recomposição salarial do período de 01/05/2012 a 30/04/2013, dando-se por cumprida a Lei n.º 8.880/94 e legislação complementar.

Continue lendo

Imagem do artigo

Convenção coletivo: Produtos de Cimento

A partir de 1º de março de 2013, as empresas abrangidas por esta Convenção, exceto nos pisos salariais, reajustarão os salários de seus empregados, com o percentual negociado de 8% (oito por cento), correspondente ao período de 1º de março de 2013 até 28 de fevereiro de 2014, percentual este a ser aplicado sobre os salários vigentes em 1º de março de 2013.

Continue lendo

Imagem do artigo

Convenção Coletiva: PINTURAS, GESSO E DECORAÇÕES

A presente Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) dos empregados das empresas enquadradas no âmbito da categoria econômica - INDÚSTRIA DE PINTURAS, GESSO E DECORAÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê de segurança da Construção Civil debate melhoria na NR-18

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) volta a se reunir nesta sexta-feira, 14 de junho, com a finalidade de debater e propor, em audiência pública, melhorias na NR-18, no que se refere aos ambientes de trabalho no setor. O evento está marcado para as 9 horas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, localizado na rua José Pinto de Almeida, 295. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente da Feticom representa o Brasil na OIT e vai defender trabalho decente e liberdade sindical

O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo (Feticom-SP), Emílio Alves Ferreira Júnior, estará em Genebra, na Suiça, a partir desta quinta-feira, 13 de abril, participando da 102ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho da OIT, que foi aberta no último dia  5 e vai até o próximo dia 20. Emílio, que preside a Feticom-SP, uma entidade que representa cerca de 1,5 milhões de trabalhadores no Estado de São Paulo,  integra a delegação brasileira, que estará defendendo posições  no que se refere ao trabalho decente e a liberdade sindical

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção civil tem vagas para novo curso de mestre de obras

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba continua com as inscrições abertas para o novo curso de  mestres de obras, que terá aulas aos sábados, pela manhã, das 9 às 12 horas, na própria sede da entidade, localizada na rua José Pinto de Almeida, 295.  Os interessados em realizar o curso, que é promovido em parceria com o Centro de Treinamento, devem procurar o sindicato ou mais informações pelos telefones3035-4935 | 9652-0562 | 8102-7651 | 9549-6868. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Milton Costa vai a Brasília defender aposentadoria especial ao trabalhador da construção civil

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, estará em Brasília, na próxima terça-feira, 11 de junho, defendendo a aprovação de projeto de lei que garante aposentadoria especial ao trabalhador do setor da construção civil. O projeto, de autoria do senador gaúcho Paulo Paim (PT) está na Comissão de Assuntos Sociais. “Esta reivindicação é feita pela nossa categoria quase 50 anos”, destaca Milton Costa, que também é diretor da Feticom-SP (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo). 

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção tem 15 vagas para curso de eletricista industrial

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba continua com inscrições abertas para o curso de eletricista industrial, que tem previsão para iniciar na próxima semana. As inscrições para as 15 vagas restantes devem ser feitas no próprio sindicato, localizado na rua José Pinto de Almeida, 295, ou pelos telefones 3035-4935, 8102-7651, 9549-6868 e 9652-0562. Estão sendo oferecidas 30 vagas, com aulas às terças-feiras, das 19 às 22 horas

Continue lendo

Imagem do artigo

Circular Construção Civil 2013

Informamos que o reajuste salarial para a categoria CONSTRUÇÃO CIVILreferente à data base MAIO/2013 foi de 8,99% (oito vírgula noventa e nove por cento)Os pisos salariais e principais direitos dos trabalhadores  PRATICADOS na região de Piracicaba para a categoria em tese deverão seguir:

Continue lendo

Imagem do artigo

Circular - Instalação Elétrica - 2013

Informamos que o reajuste salarial para a categoria INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, referente a data base MAIO/2013 foi de 8,99% (Oito virgula noventa e nove por cento). Os pisos salariais e principais direitos dos trabalhadores, PRATICADOS na região de Piracicaba para a categoria em tese deverão seguir:

Continue lendo

Imagem do artigo

Circular - Pintura, Gesso e Decoração - 2013

Informamos que o reajuste salarial para a categoria Pintura, Gesso e Decoração, referente a data base MAIO/2013 foi de 8,99% (Oito virgula noventa e nove por cento). Os pisos salariais e principais direitos dos trabalhadores, PRATICADOS na região de Piracicaba para a categoria em tese deverão seguir:

Continue lendo

Imagem do artigo

ALUNO /TRABALHADOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA LUTA CONTRA A DENGUE

 

Trabalhadores da construção civil que frequentam o curso de alfabetização na Sede do Sindicato, estão envolvidos, através de um trabalho em sala de aula de conscientização e responsabilidade de cada um, na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito da dengue nos locais de trabalho e como reprodutores dos conhecimentos, em suas residências.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato, Prefeitura e empresários firmam parceria para qualificar trabalhador da construção civil

 

Com a finalidade de qualificar trabalhadores para o setor da construção civil está sendo firmada uma parceria envolvendo a Prefeitura de Piracicaba, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba e empresários do setor. Detalhes desta parceria foram debatidos nesta manhã de sexta-feira, 24 de maio, em encontro no Sindicato, com a participação do prefeito Gabriel Ferrato, do secretário municipal do Trabalho, Sérgio Furtuoso, e representantes da Associação das Construtoras de Piracicaba e da Associação de Marmorarias, além do presidente da entidade, Milton Costa, e o diretor Edson Batista dos Santos. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Min Trabalho e Sindicato da Construção assinam COMPROMISSO NACIONAL COM MRV

Min Trabalho e Sindicato da Construção assinam COMPROMISSO NACIONAL COM MRV

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê de Segurança da Construção Civil debate trabalho em altura

Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) promove debate nesta quinta-feiradia  23 de maiosobre “trabalho em altura – NR35”. A palestra será ministrada  pelo auditor fiscal Antônio Pereira, dentro da Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes e Doenças do Trabalho (Sempat), que está acontecendo na Câmara de Vereadores de Piracicabaàs 9 horas.

Continue lendo

Imagem do artigo

Assinatura do compromisso nacional em canteiro de obras pela MRV é marcado por elogios ao Sindicato da Construção

A solenidade que marcou a adesão de três canteiros de obras da MRV, localizados em Piracicaba (SP), ao “Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil” pela Construtora MRV, nesta manhã de terça-feira, 21 de maio, foi amplamente prestigiado por autoridades e marcado por elogios à iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Piracicaba de apoiar esta iniciativa, como fez o Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, ressaltando que se trata de um “instrumento” para reduzir os riscos de problemas de saúde e segurança, assim como para garantir o pleno direito dos trabalhadores

Continue lendo

Imagem do artigo

Circular Produtos de Cimento 2013

Informamos que o reajuste salarial para a categoria PRODUTOS DE CIMENTO, referente à data base MARÇO de 2013, foi de 8,5% (Oito vírgula cinco por cento) sobre o piso salarial e de 8 % para quem ganha acima do piso salarial.

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhador que sofreu acidente em obra de Piracicaba tem estado de saúde estável

Trabalhador que sofreu acidente em obra de Piracicaba tem estado de saúde estável

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhador ferido em obra segue em estado grave; veja o vídeo do resgate

 

Peça soltou e atingiu operários na construção do anel viário de Piracicaba.
Homem de 33 anos corre o risco de precisar ter parte da pernas amputada.

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente Milton Costa fala sobre a Campanha Salarial da Construção Civil e mais....

Presidente Milton Costa em entrevista para radio.

Continue lendo

Imagem do artigo

Ministro do Trabalho e Sindicato da Construção assinam “compromisso nacional” em canteiro de obras da MRV

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, estará em Piracicaba, nesta terça-feira, 21 de maio, participando de cerimônia que marcará a adesão de três canteiros de obras, localizados em Piracicaba (SP), ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil, que juntos contam com mais de 600 funcionários. O evento acontece às 11 horas, no canteiro de obra do Parque Piazza Navona, à avenida Rio das Pedras, 2.401, bairro Pompeia e contará com as presenças, ainda, do Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, José Lopez Feijóo, do prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato dos Santo; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa; do presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo, Emílio Alves Ferreira Júnior, e de diretores da MRV.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato flagra problemas em 54% das obras fiscalizadas em Piracicaba

Desde janeiro foram realizadas 232 vistorias, com irregularidades em 124. Alojamentos precários e condição semelhante a trabalho escravo lideram.

Continue lendo

Imagem do artigo

Saúde e Segurança

A cada três horas, uma pessoa morre por acidente de trabalho no Brasil. Em todo o mundo são vitimados três trabalhadores a cada minuto. É o que indicam dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção oferece curso de eletricista industrial

 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba está com inscrições abertas para o curso de eletricista industrial. As inscrições devem ser feitas no próprio sindicato, localizado na rua José Pinto de Almeida, 295. Estão sendo oferecidas 30 vagas, com aulas às terças-feiras, das 19 às 22 horas. O curso, oferecido pelo sindicato, em parceria com o CTC (Centro de Treinamento e Capacitação),  tem carga horária de 115 horas/aula e é ministrado por profissionais altamente qualificado. Na semana passada, através desta mesma parceria, foi dado início ao curso de mestre de obras.  

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção civil inicia novo curso de mestre de obras

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba inicia nesta quarta-feira, 8 de maio, mais um  curso de  mestres de obras, e está com inscrições abertas para novas turmas, na própria entidade, localizada na rua José Pinto de Almeida, 295, ou pelos telefones3035-4935 | 9652-0562 | 8102-7651 | 9549-6868.

Continue lendo

Imagem do artigo

Associação e Sindicato da Construção buscam parceria para oferecer formação de trabalhadores em marmorarias

Com a finalidade de coletar subsídios para a implantação de curso de formação de trabalhadores para atuar em indústrias de marmorarias em Piracicaba e região, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, esteve nesta manhã de sexta-feira, dia 3 de maio, em São Bernardo do Campo. Acompanhado do atual presidente da Associação das Marmorarias de Piracicaba, Nelson Tolotto, Milton Costa esteve conhecendo o funcionamento da escola de formação de profissionais naquele município, que funciona junto ao Sesi

Continue lendo

Imagem do artigo

Com 1.019 casos de dengue em 4 meses, Piracicaba já vive epidemia

Numero de doentes cresceu 74% entre o dia 16 e a última quinta-feira.Após 15 arrastões em casas, prevenção vai agora a canteiros de obras.

Continue lendo

Imagem do artigo

Movimento sindical repudia acidentes de trabalho e pede publicamente a saída do gerente do MTE

Para marcar o “Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho”, comemorado neste dia 28 de abril, nesta manhã de sexta-feira, 26 de abril, dirigentes sindicais ligados ao Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) promoveram manifestação pública, seguida de passeata, repudiando os acidentes e doenças do trabalho e pedindo, publicamente, a saída do gerente do Ministério do Trabalho e Emprego, Antenor Varolla

Continue lendo

Imagem do artigo

Conespi promove passeata, nesta sexta-feira, para repudiar acidentes de trabalho

 

O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) promove manifestação pública, durante passeata que promove nesta sexta-feira, 26 de abril, para marcar o “Dia Internacional em Memória dos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais”, comemorado no dia 28 de abril. A passeata sairá da Praça localizada em frente ao prédio da Gerência do Ministério do Trabalho na cidade, localizada na rua Boa Morte

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato forma turma e abre inscrições para cursos de mestre de obras, eletricista industrial, residencial e NR-10

 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba formou no último final de semana a segunda turma do curso de mestre de obras e continua com inscrições abertas para cursos de qualificação e requalificação nas áreas de mestre de obras, eletricista industrial, eletricista comercial e residencial, e NR-10. As inscrições devem ser feitas no próprio sindicato, na rua José Pinto de Almeida, 295, no horário comercial. As aulas começam nos dias 8, 14 e 16 de maio. Mais informações pelos telefones 9652-0562, 8102-7651, 9549-6868e 3035-4935.

Continue lendo

Imagem do artigo

Movimento sindical regional exige a destituição do gerente regional do trabalho

Uma comissão de dirigentes sindicais de Piracicaba e região estará em Brasília, na terça-feira, dia 23 de abrilentregando carta ao ministro do Trabalho, Manoel Dias,  pedindo a saída do gerente regional do trabalho em Piracicaba, Antenor Varolla, e de funcionários do Ministério do Trabalho na cidade que tem prejudicando o desenvolvimento de ações em defesa dos trabalhadores.

Continue lendo

Imagem do artigo

CPR- Comitê Permanente Regional - Piracicaba - Ata da Reunião da CPR (12/04/2013)

 

 

A reunião do CPR no Mês Abril  de Dois Mil e Treze  , foi realizado  nas dependências do Anfiteatro da Faculdade Anhanguera, com o assunto  “ A Saúde mental do trabalhador da construção civil “ com a Psicóloga clínica e do trabalho Sra. Tatiana Thiago Mendes, do CEREST.

Continue lendo

Imagem do artigo

O presidente do sindicato Milton Costa fala sobre a campanha salarial dos trabalhadores da construção civil e mais

O presidente Milton Costa fala sobre a campanha salarial unificada dos trabalhadores da construção civil

Continue lendo

Imagem do artigo

CPR- Comitê Permanente Regional - Piracicaba - ATA DA REUNIÃO DA CPR (08/03/2013)

 

A reunião do CPR no Mês Fevereiro de Dois Mil e Treze  , foi realizado  nas dependências do Sinticompi .

A reunião do CPR do Mês de Março de Dois  Mil e Treze, foi sobre  Boas Práticas Sustentáveis  na  Indústria da Construção Civil, com a palestrante Claudia Ramires Queiroz da empresa Supricel Construtora.

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê da Construção Civil debate, com especialista, a saúde mental do trabalhador do setor

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) promove debate nesta sexta-feira, dia 12 de abril, com o tema “A saúde mental do trabalhador da construção civil”. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Faltam 2.000 operários na construção em Piracicaba e região, diz sindicato

 

Empregos não são preenchidos por falta de mão de obra qualificadaGoverno atribui atraso em obra pública à escassez de trabalhadores.

Continue lendo

Imagem do artigo

Negociação do sindicato com a empresa Tratenge, responsavél pela construção do Hospital Regional

A Tratenge Engenharia, contratada pela Prefeitura de Piracicaba para realizar a construção do Hospital Regional, no bairro Santa Rita, foi cobrada a respeito do pagamento dos salários dos empreiteiros. Na manhã desta quarta-feira (27), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário(Sinticompi), houve paralisação dos funcionários. A empresa garantiu que o acerto seria feito ainda hoje e ainda uma negociação salarial com data base em 1º de Maio.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção abre inscrições para cursos de mestre de obras, eletricista industrial, residencial e NR-10

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba está com inscrições abertas para cursos de qualificação e requalificação nas áreas de mestre de obraseletricista industrial, eletricista comercial e residencial, e NR-10. As inscrições devem ser feitas no próprio sindicato, na rua José Pinto de Almeida, 295, no horário comercial.

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente Milton Costa fala sobre as ações realizadas através do sindicato

O presidente do Sindicato, Milton Costa, fala sobre as ações realizadas no sindicato

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato dos Trabalhadores da Construção recebe moção da Câmara pelas conquistas obtidas para a categoria

 

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba recebeu moção de aplausos damara de Vereadores de Piracicaba pelas conquistas que tem obtido para a categoria que representa. A moção foi de iniciativa do vereador João Manoel dos Santos (PTB), aprovada por unanimidade pelamara de Vereadores, e entregue ao presidente do sindicato, Milton Costa, e demais diretores, durante o pequeno expediente da sessão desta última segunda-feira, dia 11 de março

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato abre inscrições para certificar obras com “selo padrão de qualidade CPR”

 

Construtoras de Piracicaba interessadas em receber o selo padrão de qualidade, a ser expedido pelo Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR), podem se inscrever no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, localizado na rua José Pinto de Almeida. O selo “Esta é uma obra com padrão de qualidade CPR”, que tem o apoio do Sindicato, do Ministério do Trabalho, Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Secretaria de Educação, Prefeitura de Piracicaba e Ascopi (Associação das Construtoras de Piracicaba), foi apresentado nesta manhã de sexta-feira, dia 8 de março, durante reunião do CPR, realizada no próprio sindicato, que também teve palestra sobre “Modelo de Boas Práticas Sustentáveis na Indústria da Construção Civil”, ministrado por Cláudia Queiroz, da Supricel Construtora

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê da Construção Civil debate “Modelo de Boas Práticas Sustentáveis” no setor

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) promove debate nesta sexta-feira, dia 8 de março, com o tema Modelo de Boas Práticas Sustentáveis na Indústria da Construção Civil”.

Continue lendo

Imagem do artigo

Piracicabanos engrossam 7ª Marcha a Brasília em busca de melhorias para os trabalhadores

A 7ª Marcha a Brasília, que acontece nesta quarta-feira, dia 6 de março, na capital federal, será engrossada por trabalhadores de Piracicaba de diversos setores, como de alimentação, comerciários, papeleiros, construção civil, metalúrgicos, têxteis, associação dos aposentados, entre outros

Continue lendo

Imagem do artigo

Alfabetização de trabalhador em canteiros de obras tem aula inaugural nesta terça-feira

O projeto de alfabetização de trabalhadores em canteiros de obras, que será desenvolvido numa parceria envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, a Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi), tem sua aula inaugural nesta terça-feira, dia cinco de fevereiro. A aula está marcada para iniciar às 17 horas e acontecerá na sede do sindicato, localizado na rua José Pinto de Almeida, 295. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Assembléia na INOVA - Shopping Piracicaba

Assémblia aconteceu hoje de manhã e teve com o principal obejtivo a regularização do salário com base no piso do sindicato, e também melhorias nos alojamentos.

Continue lendo

Imagem do artigo

Diretores do Sindicato da Construção conhecem futuro alojamento da MRV

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, e o diretor Edson Batista dos Santos, estiveram visitando as obras de adequação do futuro alojamento da construtora MRV na cidade, que terá capacidade para abrigar mais de 100 trabalhadores

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção conclui segunda turma do curso de formação de mestre de obras

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba realizou na última quinta-feira, dia 14 de fevereiro, a formação da segunda turma do curso de  mestres de obras.

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente Milton Costa - Entrevista na radio

Presidente Milton Costa em entrevista realizada dia 15/02/2013

Continue lendo

Imagem do artigo

Cerest tem trabalho pioneiro no acompanhamento de reabilitação de trabalhador acidentado

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Piracicaba é um dos pioneiros no país a desenvolver trabalho de acompanhamento de reabilitação do trabalhador acidentado, garantindo que a empresa cumpra à risca a legislação que a obriga a desenvolver um projeto específico para isso

Continue lendo

Imagem do artigo

CPR – “O processo de retorno ao trabalho na ocorrência do AT e da doença relacionada ao trabalho: um estudo de caso”.

 

Esta sendo realizado agora em nosso sindicato a CPR com o tema “O processo de retorno ao trabalho na ocorrência do AT e da doença relacionada ao trabalho: um estudo de caso.” Com a palestrante Daniela da Silva Rodrigues (Terapeuta Ocupacional). Acompanhe algumas fotos.

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê da Construção Civil debate, com especialista, o retorno do trabalhador após o acidente

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) promove debate nesta sexta-feira

Continue lendo

Imagem do artigo

Vagas para mulheres trabalharem em construções civis aumentam em Piracicaba (SP)

Vagas para mulheres trabalharem em construções civis aumentam em Piracicaba (SP

Continue lendo

Imagem do artigo

Casos de trabalho escravo sobem de 13 para 28 na área urbana da região

Dados do Ministério Público do Trabalho comparam 2010 a 2012.Cidades de Americana, Nova Odessa e Indaiatuba têm mais registros.

Continue lendo

Imagem do artigo

Projeto de alfabetização de trabalhador em canteiros de obras começará em março

O projeto de alfabetização de trabalhadores em canteiros de obras, que será desenvolvido numa parceria envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, a Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação das Construtoras de Piracicaba (Ascopi) terá início no próximo mês de março

Continue lendo

Imagem do artigo

Galeria de fotos - Reunião sobre Alfabetização nos canteiros de obras

Presença: Milton Costa (Presidente do Sinticompi), Gabriel Ferrato (Prefeito de Piracicaba), Ricardo Kraide (Empresário, Ângela Correa (Secretaria da Educação), José Carlos (Empresário), Vera Esteves (Coordenadora EJA), Alexandre Silva (Empresário).

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção tem 100 vagas de empregos para mulheres

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba tem cerca de 100 vagas de empregos para mulheres, para atuar na área de carpintaria, armação de ferragens e serventes. De acordo com o presidente do Sindicato, Milton Costa,  as vagas são para atender a necessidade de uma construtora que está com obra nova na cidade e necessita destes profissionais, e que prefere mulheres em seu quadro de funcionários.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção apresenta projeto de alfabetização em canteiros de obras

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba apresenta nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro, o projeto de alfabetização e canteiros de obras. A apresentação está marcada para as 9 horas na sede do Sindicato, localizada na rua José Pinto de Almeida, 295, e contará com a presença do prefeito Gabriel Ferrato e dos empresários do setor, representados pela Associação das Construtoras de Piracicaba

Continue lendo

Imagem do artigo

Eleita a primeira diretoria da Associação das Empresas de Granito e Mármores de Piracicaba

A solenidade de fundação da Associação das Empresas de Granito  Mármores de Piracicaba (Assogram), no início da noite desta última quinta-feira, 24 de janeiro, foi marcada pela eleição da primeira diretoria da entidade, que tem como presidente Nelson Tolotto.

Continue lendo

Imagem do artigo

Fundação da Associação das Empresas de Granito e Mármores de Piracicaba será nesta quinta-feira

Acontece nesta hoje, 24 de janeiro, a fundação da Associação das Empresas de Granito e Mármores de Piracicaba (Assogram), entidade que irá aglutinar empresas da cidade e da região que atuam no setor. A fundação está marcada para as 18h30, na sede do  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, localizado na rua José Pinto de Almeida, 295. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Presidente do Sindicato dos Papeleiros é eleito novo presidente da Com-Emprego

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba, Francisco Pinto Filho, o Chico, que também é diretor do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), é o novo presidente da Comissão Municipal de Emprego (Com-Emprego).

Continue lendo

Imagem do artigo

PALESTRA: METODOLOGIA DA CAPACITAÇÃO MASSIVA.

Objetivo do Evento: Apresentar experiência de geração de emprego, trabalho e renda em curso na Costa Rica com o uso da Metodologia da Capacitação Massiva, criada pelo brasileiro Clodomir Santos de Morais.

Continue lendo

Imagem do artigo

Conespi desaprova reajuste na tarifa de ônibus e defende que Câmara volte a discutir majoração

 

O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), entidade que conta com a participação de 28 sindicatos de trabalhadores da cidade, reunido nesta manhã de sexta-feira, 18 de janeiro, decidiu tornar público que desaprova  o reajuste de 15,4% nas tarifas do transporte coletivo, aplicado pela Prefeitura de Piracicaba.

Continue lendo

Imagem do artigo

Redução da folha de pagamento da construção civil

A fim de estimular o setor da construção civil, o governo editou a medida provisória nº 601/12

Continue lendo

Imagem do artigo

Construção civil quer ampliar multiplicadores no trabalho por saúde e segurança do trabalhador

Com a finalidade de ampliar o número de multiplicadores no trabalho para garantir ambientes saudáveis e combater acidentes no setor, o Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) promoveu seminário técnico sobre segurança e saúde na indústria da construção civil. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê promove seminário técnico sobre segurança e saúde na Construção Civil

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba promove, nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, Seminário técnico sobre segurança e saúde na indústria da construção civil. O evento acontece a partir das 9 horas, no anfiteatro da Faculdade Anhanguera, rua Santa Catarina, 1.005, bairro Água Branca

Continue lendo

Imagem do artigo

Cursos gratuitos para mototaxistas e motofretistas

A unidade do SEST SENAT de Piracicaba, com o objetivo de proporcionar aos motofretistas e mototaxistas condições de atendimento imediato as normas legais da profissão, está com matrículas abertas para as últimas turmas gratuitas de cursos para motofrete e mototaxi. Vagas Limitadas.

Continue lendo

Imagem do artigo

Programa Vence – SEE/FDE "Cursos Técnicos Gratuitos"

O programa que articula o Ensino Médio da rede estadual ao Ensino Técnico está de cara e nome novos. Com o novo nome VENCE, que substitui a denominação RETEC, a iniciativa da Secretaria Estadual de Educação traz novidades para os estudantes de escolas estaduais paulistas.

Continue lendo

Imagem do artigo

Cursos de Aprendizagem Industrial (gratuito)

O SENAI Vila Rezende está com as inscrições abertas até às 21 horas do dia 07/12/2012 para os seguintes cursos:

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção pede interdição de alojamento precário em Santa Terezinha

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba solicitou nesta manhã de segunda-feira, 3 de dezembro, ao Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Continue lendo

Imagem do artigo

ATA DA REUNIÃO DA CPR.

     

Continue lendo

Imagem do artigo

Cerest interdita empresa após acidente com trabalhador e faz denúncia ao Ministério Público

      

Continue lendo

Imagem do artigo

CPR promove análise sistêmica dos acidentes de trabalho na construção civil

Neste evento também será realizada análise em profundidade de acidentes com serra circular e movimentação manual. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa.

Continue lendo

Imagem do artigo

UNIMEP - Renovação de Convênio 1S/2013

O Setor de Bolsas informa a todos os alunos beneficiados por meio de Convênios com Associações Comerciais, Igrejas, Empresas ou Sindicatos (10% ou 20%), que deverão cumprir os procedimentos a partir de 01/11/2012, para garantir a renovação do benefício para o 1º Semestre de 2013.

Continue lendo

Imagem do artigo

Nosso sindicato apóia a criação da Associação das indústrias de Mármores e Granitos de Piracicaba

A diretoria do nosso Sindicato está dando todo apoio à criação da Associação das Empresas de Mármores e Granitos de Piracicaba e Região.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato consegue 9% de reajuste salarial na Lef Pisos e eleva vale-alimentação para R$ 150,00

Em negociação direta com a direção da empresa, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba conquistou reajuste salarial de 9% na Lef Pisos.

Continue lendo

Imagem do artigo

Criada comissão de negociação na Lef Pisos

Após diversas tentativas pela diretoria do nosso sindicato, acabou seno concretizada a criação de uma Comissão de Negociação na Lef Pisos.

Continue lendo

Imagem do artigo

26 de outubro, “Dia do Trabalhador da Construção Civil”

Neste mês, especificamente nesta sexta-feira, 26 de outubro, comemoramos o “Dia do Trabalhador da Construção Civil”. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da construção garante 10% de reajuste no piso salarial dos trabalhadores de mármores e granitos

Em negociação regional, concluída nesta quinta-feira, 18 de outubro, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba.

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê da Construção Civil debate atuação do técnico de segurança em alojamentos

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba promove debate nesta sexta-feira, dia 19 de outubro.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção já realizou mais de 370 fiscalizações neste ano

Com a finalidade de garantir que os direitos dos trabalhadores do setor da construção civil e do mobiliário de Piracicaba e região sejam respeitados.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção conclui curso de formação de mestre de obras

 

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba acaba de concluir um curso de formação de mestres de obras. O curso foi promovido em parceria com a Tecmatic e a formatura aconteceu no próprio sindicato, no último dia 11. 

Continue lendo

Imagem do artigo

Entrevista com Milton Costa

Na campanha salarial deste ano, que está em negociação com o empresariado do setor, inclusive em nível regional, estamos reivindicando a reposição integral da inflação, além de aumento real....

Continue lendo

Imagem do artigo

Nova NR sobre altura entra em vigor e empresa capacita trabalhadores

Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, a ACM Serviços Prediais ofereceu, na última sexta-feira, 21 de setembro, curso de capacitação sobre a NR 35, norma regulamentadora que entrou em vigor nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, obrigando a certificação dos trabalhadores que desempenham serviços em altura.

Continue lendo

Imagem do artigo

No CPR, especialista diz que 70% dos resíduos da construção civil são de pequenas construções

Cerca de 70% das mil toneladas de resíduos produzidas diariamente pela construção civil na cidade de Piracicaba têm tido destino clandestino

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicatos entregam carta e querem audiência com ministro para debater melhora na gerência do MTE

O Conselho Sindical Regional e o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) querem audiência com o ministro do Trabalho, Brizola Neto, para debater a precariedade da estrutura da Gerência do Ministério do Trabalho em Piracicaba, que é responsável por atender 15 municípios da região.

Continue lendo

Imagem do artigo

I Encontro Sindical Regional de Piracicaba – Em Defesa da CLT e Garantia dos Direitos Trabalhistas

A fiscalização do trabalho surgiu no Brasil em 1891, através do Decreto n.° 1.313 de 17/01/1891, mas por vários anos não atuou efetivamente como órgão de defesa dos trabalhadores, pois a União enquanto detentora dessa atribuição executiva não tinha competência privativa para legislar sobre o Direito do Trabalho, que os Estados tinham competência para legislar sobre esse direito

Continue lendo

Imagem do artigo

Boletim de subsídio à negociação coletiva Mármores e Granitos 2012

As exportações brasileiras da indústria de mármores e travertinos atingiram em 2011 US$ 7,1 milhões, o que representa um acréscimo de 32,32% em relação a 2010 (US$ 5,4 milhões), segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). As importações em 2011 totalizaram US$ 46,8 milhões, resultado 20,89% superior ao apresentado em 2010. Desta forma, o saldo da balança comercial ficou negativo em US$ 39,7 milhões em 2011. Em 2010, o saldo também foi negativo, em 33,4 milhões. Assim, entre 2011 e 2010 o déficit da balança comercial aumentou 19,06%

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicalistas repudiam mudanças na CLT que possam tirar ou reduzir direitos dos trabalhadores

Ministério do Trabalho, o Congresso Nacional e a presidente Dilma Rousseff vão receber, nos próximos diasuma carta de sindicalistas de Piracicaba e região que repudiam qualquer mudança na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). A carta foi tirada nesta sexta-feiradia 17 de agostopelo Conselho Sindical do Ministério do Trabalho da Região de Piracicabaque promoveu o I Encontro Sindical em Defesa da CLTrealizado na Câmara de Vereadores de Piracicaba, com apoio do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), após amplo debate, que contou com a participação de magistrados da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e sindicalistas de Piracicaba e das cidades da região

Continue lendo

Imagem do artigo

Comitê de Segurança da Construção Civil debate riscos adicionais em elevadores de obra

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba promove debate nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, sobre “Riscos adicionais em elevadores de obraelevador a cabo de crmalheira”.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção e Comitê orientam sobre nova norma de segurança em altura

O Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR)

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato conquista reajuste de 7,5% para trabalhadores da construção civil

Os trabalhadores da construção civil de Piracicaba vão ter reajuste salarial de 7,5% a partir de primeiro de maio. O acordo que garante este reajuste foi celebrado nesta última quarta-feira, dia 16, à tarde

Continue lendo

Imagem do artigo

XVII Semana de Municipal de Prevenção aos Acidentes e Doenças do Trabalho (SEMPAT)

A XVII Semana de Municipal de Prevenção aos Acidentes e Doenças do Trabalho (SEMPAT), que este ano teve como tema “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e seus enfrentamentos: desafios na construção civil, terceirização e trabalho”

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção tem quase 100 vagas para pedreiro e ajudante de pedreiro

Os interessados devem comparecer à sede da entidade, na rua José Pinto de Almeida, 295, no horário comercial.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sinticompi interdita dois alojamentos em estado precário de higiene e superlotados

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi)

Continue lendo

Imagem do artigo

Caminhão-baú que servia de alojamento para trabalhador da construção é interditado, após denúncia do sindicato

O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) interditou na manhã desta terça-feira, 24 de abril

Continue lendo

Imagem do artigo

Construção civil começa a negociar campanha salarial com o Sinduscon

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Milton Costa, participou em São Paulo, nesta quarta-feira, 4 de abril, de rodada de negociação dos trabalhadores da construção civil, representando também a Feticom-SP, ao lado de diversos diretores da entidade.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sinticompi participou de manifesto estadual em defesa da indústria e do emprego

O presidente do nosso Sindicato, Milton Costa, e o diretor Edson Batista dos Santos participaram na manhã desta quarta-feira, 4 de abril, em São Paulo

Continue lendo

Imagem do artigo

Cursos Profissionalizantes Gratuitos Secretaria Municipal do Trabalho e Renda - SEMTRE

A Secretaria Municipal do Trabalho e Renda - SEMTRE/ Prefeitura Municipal de Piracicaba investiu R$ 173.320,00 para celebração do Convênio Municipal de Qualificação Profissional junto ao SENAI, que oferecerá cursos profissionalizantes voltados à qualificação profissional de 292 trabalhadores. Os cursos serão oferecidos durante todo o ano de 2012. A primeira turma têm início em 23 de abril de 2012 e a última turma terminará em 12 de novembro de 2012.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção levou música e flores a mulheres trabalhadoras

Em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) levou música e flores a mulheres trabalhadoras da Manetoni e da Master Móveis, nesta quinta-feira, dia 8 de março

Continue lendo

Imagem do artigo

Rosalina, da Máster Móveis, foi homenageada no “Dia da Mulher”, em sessão da Câmara

A enfermeira Rosalina Barbosa Estevam, da Máster Móveis, foi homenageada na noite de 7 de março, pelamara de Vereadores de Piracicaba, e pelo nosso Sindicato, em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”.

Continue lendo

Imagem do artigo

Jovem tem parte da cabeça cortada por uma lixadeira, quando trabalhava em obra em condomínio

O jovem Joelson da Silva Araújo, de 21 anos, quase teve a cabeça decepada nesta manhã de quarta-feira, dia 7 de março, quando trabalhava com uma lixadeira, sem proteção, quando amolava uma ferramenta, em uma obra no Condomínio Terras do Sinhô II, no Jardim Noiva da Colina. O trabalhador está internado na Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, onde foi internado, após passar pelo Pronto-Socorro do Piracicamirim, sem previsão de alta

Continue lendo

Imagem do artigo

Mulheres trabalhadoras serão homenageadas pelo Sindicato da Construção, nesta quinta-feira

Para marcar o “Dia Internacional da Mulher”, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) presta homenagem a trabalhadoras da Manetoni e da Master Móveis, nesta quinta-feira, dia 8 de março, quando estará levando música e entregando flores às trabalhadoras. Na Manetoni (localizada na Rodovia do Açúcarkm146Distrito Industrial Rio das Pedras)  a homenagem está marcada para acontecer na entrada das trabalhadoras no serviço

Continue lendo

Imagem do artigo

Prefeito informa a sindicalistas que governo tem área para construir prédio próprio

Durante encontro com o Conespi ( Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), na manhã de quinta-feira (1), o prefeito Barjas Negri disse que governo federal conta com duas áreas no município que podem ser utilizadas para a construção do prédio da Agência do Ministério do Trabalho (TEM) na cidade

Continue lendo

Imagem do artigo

Milton Costa participou de encontro com a presidente Dilma, na assinatura por melhorias na construção

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba e diretor da Feticom (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo), Milton Costa

Continue lendo

Imagem do artigo

Ao Conespi, prefeito garante servidores e diz que cidade tem área para construção de prédio do MTE

Durante encontro com o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), na manhã desta quinta-feira, 1 de março, o prefeito Barjas Negri diz que possibilidade de a Prefeitura ceder servidores para atender demanda da Agência do Ministério do Trabalho na cidade

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da construção tem 20 vagas de empregos em marmorarias

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba está recebendo currículos de trabalhadores interessados em atuar em marmorarias da cidade. De acordo com o presidente do sindicato, Milton Costa, pelo menos 20 vagas em abertas. Os interessados devem comparecer à sede da entidade, na rua José Pinto de Almeida, 295, no horário comercial.

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção e CPR vão certificar construtoras com “selo de qualidade”

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba e o Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Piracicaba (CPR) vão passar a certificar as construtoras (empresas) com “selo de qualidade”

Continue lendo

Imagem do artigo

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO GRATUITOS

A SERTSecretaria Estadual de Relações do Trabalho oferece, por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e RendaSEMTRE cursos gratuitos para Piracicaba de: RECEPCIONISTA, ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO E REPOSITOR DE MERCADORIAS com 200 horas de duração

Continue lendo

Imagem do artigo

Cerest interdita alojamento precário de empreiteira que trabalha para a Supricel

A  partir de denúncia do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, o Cerest (Centro de Referência e Saúde do Trabalhador de Piracicabaestá interditandonesta tarde de terça-feira, 4 de outubroalojamento daempreiteira SJ da Costa, que presta serviços para a Construtora Supricel

Continue lendo

Imagem do artigo

Abertas inscrições para curso de armador de ferragem no Senai

Estão abertas na Secretaria Municipal do Trabalho e Renda as inscrições para o curso de armador de ferragenspara pessoas com idade mínima de 18 anos. O curso será ministrado pelo Senainuma parceria com o Sindicato

Continue lendo

Imagem do artigo

Pisos salariais - Serraria e Carpintaria

Informamos que o reajuste salarial para a categoria SERRARIAreferente à data base JUNHO/2011 foi de 8,5% (oito vírgulacinqüenta por cento), para salários acima do piso salarial de11,26% (Onzevírgula vinte seis por cento), para quem o p

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhador da construção não é de segunda classe

A Constituição Federal Brasileira é bem clara: somos todos iguais. No entanto, apesar de passados quase 23 anos da sua promulgação, o que temos combatido em Piracicaba são situações de exploração e tratamento desumano de trabalhadores da construção civil como se fossem pessoas de segunda classe.

Continue lendo

Imagem do artigo

Programa Jovem Aprendiz na construção civil terá 96 vagas e salário diferenciado

 O programa Aprendiz Profissional na Construção Civil, lançado nesta manhã de terça-feira, 27 de setembro, em Piracicaba, com o tema “Aprendendo a construir o Brasil na construção civil”, abrirá inicialmente 96 vagas para jovens interessados em se qualificar para atuar no setor, sendo 64 vagas para atuação em canteiro de obras e 32 no setor administrativo. O lançamento aconteceu na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep)

Continue lendo

Imagem do artigo

Nosso Sindicato apóia o movimento contra a corrupção

Temos acompanhado pela imprensa, diariamente, o movimento contra a corrupção, que foi lançado oficialmente no Brasil no último dia Sete de Setembro, quando comemoramos a proclamação da independência do nosso País de Portugal

Continue lendo

Imagem do artigo

Construtora que trabalha na obra da Hyundai terá que dar explicações sobre alojamentos no Ministério Público

A Construtora Hoss e quatro empreiteiras, que prestam serviços à empresa, nas obras de construção da fábrica da Hyundai, assim como a Construtora Amco, que é responsável pelas obras da montadora, foram convocadas para estarem nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, no Ministério Público do Trabalho

Continue lendo

Imagem do artigo

Pedreiros usam lata de tinta como sanitário

 Pedreiros usam lata de tinta como vaso sanitário em alojamento
No local, vaso sanitário era utilizado como suporte de televisão; fiação elétrica está exposta
 

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato tem cameras furtadas

 Duas câmeras de vídeos instaladas na parte externa da sede do Sindicato (Sinticompi) foram furtadas neste último final de semana.

Continue lendo

Imagem do artigo

Pedreiro de obra do parque automotivo morre após passar mal em alojamento

Outros três trabalhadores estão com suspeita de tuberculose, segundo o Cerest

Continue lendo

Imagem do artigo

Pedreiro de obra da Hyundai morre após passar mal em alojamento

 

Outros três trabalhadores estão com suspeita de tuberculose

Continue lendo

Imagem do artigo

Após acidente, trabalhadores denunciam irregularidades em obra da ETE

 

No alojamento onde vivem 30 trabalhadores, há ratos e camas improvisadas

Continue lendo

Imagem do artigo

Alojamento de trabalhadores é interditado em Piracicaba - 06/09/2011

Alojamento interditado

Continue lendo

Imagem do artigo

Alojamento de trabalhadores é interditado em Piracicaba

Alojamento de trabalhadores é interditado em Piracicaba

Continue lendo

Imagem do artigo

Alojamento em Piracicaba é interditado por más condições

Alojamento em Piracicaba é interditado por más condições

Continue lendo

Imagem do artigo

Homens em situação de escravidão andavam 6 km para deixar sítio

Doze trabalhadores da Paraíba viviam em alojamento com condições precárias

Continue lendo

Imagem do artigo

Piracicaba tem 23 registros de trabalho escravo ou sub-humano em 2011

Técnico do Cerest narra as situações mais primitivas que presenciou na cidade

Continue lendo

Imagem do artigo

Cerest interdita alojamento de obra do supermercado Dia %

Casa tinha "gato" na eletricidade e esgoto a céu aberto

Continue lendo

Imagem do artigo

Interditado alojamento com trabalhadores de obras de novo hipermercado

Cinquenta operários da nova unidade do Walmart dormiam em colchonetes e dividiam 2 banheiros

Continue lendo

Imagem do artigo

Construtora é notificada por manter menores em trabalho pesado

Uma construtora que presta serviço para obras em Piracicaba foi notificada pelo Ministério do Trabalho e pelo Centro de Referência de Saúde do Trabalhador na manhã desta terça-feira (23). 

Continue lendo

Imagem do artigo

Alojamento abrigava trabalhadores em container de 2 m²

Cerest interditou o local e os operários foram levados para um hotel da cidade

Continue lendo

Imagem do artigo

NR 18 Atualizada 2011 - Segurança e Saude

 

18.1 Objetivo e Campo de Aplicação

Continue lendo

Imagem do artigo

NR-06 (atualizada) 2010

(Texto dado pela Portaria SIT n.º 25, de 15 de outubro de 2001)

Continue lendo

Imagem do artigo

Construção civil tem um terço das vagas oferecidas no Emprega São Paulo

Ao todo, programa estadual oferece 314 vagas na cidade

Continue lendo

Imagem do artigo

Comentário(s) - 0 Fiscalização aponta falta de condições de trabalho na construção civil

Força-tarefa de segurança no trabalho autuou mais de 200 construtores.

Continue lendo

Imagem do artigo

Milton Costa e Edson Batista integram nova diretoria da Feticom-SP

A nova diretoria da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário no Estado de São Paulo 

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato garante 9,75% para os trabalhadores da Máster Móveis

As negociações em nível estadual com os empresários do setor de móveis estão "emperradas".

Continue lendo

Imagem do artigo

Em 8 meses, sindicato realizou 968 fiscalizações e embargou 50% dos alojamentos

trabalho intensificado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba paragarantir ambientes saudáveis de trabalho e o respeito aos direitos dos trabalhadores

Continue lendo

Imagem do artigo

Sindicato da Construção Civil tem quase 200 vagas de emprego

Contratados terão, entre outros benefícios, cesta básica e participação nos lucros.

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhadores de pinturas e decorações conquistam 9,75% de reajuste salarial

Trabalhadores de pinturas e decorações conquistam 9,75% de reajuste salarial

Continue lendo

Imagem do artigo

Trabalhadores da construção civil conquistam

Trabalhadores da construção civil conquistam 9,75% de reajuste salarial

Continue lendo

Imagem do artigo

História do Sinticompi

Começou a ser escrita em 1945

Continue lendo

Imagem do artigo

CPR-SP se reuniu na Feticom e decide notificar fab

O Comitê Permanente Regional sobre as Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (CPR-SP) vai realizar uma notificação coletiva de fabricantes de andaimes junto ao Ministério do Trabalho em função de não aplicarem o item 18.13.5 quanto ao sistema guarda-corpo-rodapé, assim como os locadores do produto . O anúncio foi feito em reunião do CPR, na Feticom-SP, no dia 15 de março, quando foi dada sequência às discussões de iniciativas e ações visando ampliar, cada vez mais, a segurança no setor da construção civil no Estado.

Continue lendo

Rua José Pinto de Almeida,295 - Centro - Piracicaba/SP
CEP: 13419-000 | CNPJ: 47.766.316/0001-52
E-mail: sinticompi@sinticompi.com.br
Fone/Fax: (19) 3437-5100 | 3437-5108