Superintendente promete fortalecer Conselho Sindical e construir prédio para o Ministério do Trabalho na cidade

DSC_3770Em audiência com o  Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), nesta manhã de sexta-feira, 15 de abril, o superintendente estadual do Ministério do Trabalho em São Paulo, Luiz Cláudio Marcolino, garantiu que vai reativar e fortalecer o Conselho Sindical junto à Gerência do Ministério do Trabalho em Piracicaba. Na audiência, que também contou com a participação de dirigentes sindicais da União Sindical de Limeira, Marcolino também se comprometeu a trabalhar em conjunto com o movimento sindical de Piracicaba e região para garantir a construção de um prédio próprio para a Gerência Regional, que atualmente funciona em prédio alugado, na rua Boa Morte, 1791, cruzamento com a Gomes Carneiro.

O superintendente  assumiu esses compromissos após receber documento das mãos do presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, com uma lista de reivindicações, visando melhor a infraestrutura do órgão na cidade, que atualmente é responsável por atender mais de um milhão de trabalhadores na região. Ele reconheceu que a Gerência local sofre com a falta de funcionários administrativos e também de auditores fiscais. Justamente para suprir esta deficiência, quer estreitar a relação com o movimento sindical regional, inclusive assegurando que o Conselho Sindical, cujas inscrições de seus membros terminam no próximo dia 18, passará a funcionar com a participação de dirigentes sindicais indicados pelos sindicatos, mais a Gerência do Ministério do Trabalho, a chefia da fiscalização e a chefia de relações do trabalho. “Vamos trabalhar por um conselho mais pro-ativo, potencializando a partir da estrutura que temos. O Conselho Sindical terá prioridade dentro da Gerência. As fiscalizações deverão ser a partir de um olhar regional”, disse, comentando que seu trabalho é focado em uma atuação, inicialmente, de solução dos problemas a partir de um trabalho conjunto por setor e que, a partir disso, é realizada a fiscalização e autuação de quem desrespeita normas e direitos dos trabalhadores.

DSC_3774Marcolino, que se comprometeu a vir a Piracicaba, para participar da instalação do Conselho Sindical, já incumbiu o Consepi para ser parceiro no trabalho voltado a construir um prédio próprio para a Gerência do Ministério do Trabalho. Como a cidade já elaborou projeto para um futuro prédio, agora, de acordo com ele, é necessário buscar uma área para sua construção, que pode ser da própria União, assim como do município ou do Estado. “A partir disso, vamos trabalhar para viabilizar a verba necessária para a obra”, declarou.

O superintendente disse que trabalha firme para reativar o posto do Ministério do Trabalho em Limeira, que foi desativado por falta de funcionário em 2013. Segundo ele, transferir alguém de Piracicaba não é possível em função de já haver carência de pessoal na Gerência local, mas mostrou documentos que tem feito gestão para atrair servidor para possibilitar a reabertura da unidade na cidade vizinha.

DSC_3772Sobre os pedidos de melhoria na estrutura da Gerência do Ministério do Trabalho em Piracicaba, que atende mais de 20 cidades da região, entre elas Limeira, Capivari, São Pedro, Santa Bárbara d´Oeste, o superintendente garantiu que todas as reivindicações serão analisadas e que terão respostas. Para o presidente do Conespi, a audiência foi bastante positiva, pelo fato do superintendente demonstrar estar disposto a melhorar tanto a estrutura como o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Trabalho em Piracicaba e região. “Sem dúvida, foi um bom encontro e  mostrou que os resultados virão, o que é bom para todos, especialmente para os nossos trabalhadores, que precisam de um Ministério do Trabalho forte e atuante”, completou Chico.

De Piracicaba, participaram da reunião dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores nas indústrias de alimentação, bancários, papeleiros, metalúrgicos, comerciários, construção civil, condutores de veículos,  enquanto que de Limeira dos sindicatos de Alimentação, Vestuários e Motoristas. O vereador José Antonio Fernandes Paiva, que também é presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, também participou.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

http://www.sinticompi.com.br/aviso-covid-19/