XXII Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho começa na terça-feira

foto 2 milton costa IMG_20160211_123105180_HDRTendo como tema “Produtividade  e Saúde do Trabalhador – Experiências Conciliatórias” , acontece de 21 a 24 de novembro, a XXII SEMPAT (Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho), com a abertura marcada para as 19h30, na Câmara de Vereadores de Piracicaba. A Sempat  é uma iniciativa CIST (Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador), do CONESPI (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) e CEREST-Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba).

 De acordo com o coordenador da CIST e presidente do Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba), Milton Costa, ao tratar do tema “ Produtividade  e Saúde do Trabalhador – Experiências Conciliatórias”, a Sempat buscará  aprimorar o debate sobre a relação da produtividade e a saúde nas empresas e explorar aspectos similares para a evolução da segurança nos processos produtivos da indústria e consequentemente a saúde dos trabalhadores. Segundo ele, este cenário é fruto da proposta de intervenções formativas balizadas pelo comprometimento das empresas na melhoria do meio ambiente de trabalho, apoiada na reavaliação da sua forma de gestão.

Milton Costa relata que estudos realizados pela OIT (2003) demonstram que os países que proporcionam condições de trabalho mais seguras são aqueles que também têm as melhores porcentagens de competitividade. “Neste sentido, a programação buscou articular as dimensões de atuação do serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS, as demandas sociais organizadas do movimento sindical, das instituições parceiras e a contribuição das universidades no ensino e pesquisa”, conta.

Na abertura da Sempat, o CEREST apresentará casos de atuação, bem como relatos de experiência referente ao processo de intervenção formativa e os impactos do aprendizado organizacional para a corporação.

No dia 22, no CEVISA, das 8h00 as 11h30 , ocorrerá  dentro 61ª Encontro Presencial do Fórum de AT a apresentação do Laboratório de Mudanças para Construção da Integralidade no cuidado ao acidentado de trabalho na rede SUS de Piracicaba. No mesmo dia, das 13h30 as 16 horas, acontece apresentação do tema: “Trabalho em Turno e Noturno, Cronobiologia humana e sono”, dirigido aos profissionais de saúde da rede pública e privada.

Já no dia 23 das 8 às 11h30, no CEVISA, será apresentado o resultado do estudo do Perfil dos Profissionais de Enfermagem da Saúde de Piracicaba,  pesquisa iniciada no Fórum da Saúde que envolve a participação de trabalhadores, de hospitais, serviço público, escolas e universidades.  No mesmo dia, das 13h30 as 16h30, no auditório da FUMEP, serão apresentadas três estudos que retratam o tema “Atuação do Judiciário e a Saúde do Trabalhador”.

No dia 24, na empresa Oji Papéis, das 8 às 11h30, será realizado o lançamento da revisão do Manual de Segurança em Máquinas de Papel e Papelão, que teve a participação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), Ministério do Trabalho, Cerest e o setor patronal, além de especialistas e fabricantes de equipamentos. No mesmo dia, das 13h30 as 16h30, no auditório da FUMEP, haverá debate com o tema: “Produtividade da construção civil e os caminhos para a prevenção de acidentes com queda de altura”, com as presenças do auditor fiscal Antônio Pereira, engenheiro do Ministério do Trabalho e Emprego/ SP; de  Silvio Beltramelli, do Ministério Público do Trabalho 15ª região, e o do Engenheiro Guilherme Steinmann e Thiago Vianna da empresa de engenharia TESSLER.

Parceiros na Atuação junto à CIST: ACIPI, ASCOPI, CEREST, CIESPI, CONESPI, CREA, INSS, MPT, MTE SIMESPI, SEBRAE, SENAC E SENAI.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124